LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Curricularização da Extensão de uma Disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal
Relatoria:
Camila Takao Lopes
Autores:
  • Daniele Cristina Bosco Aprile
  • Karina Aparecida Lopes da Costa
  • Juliana de Lima Lopes
  • Tania Arena Moreira Domingues
  • Vinicius Batista Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A extensão se trata de um processo que promove interação transformadora entre as instituições de ensino superior e demais setores da sociedade. No Brasil, o Ministério da Educação determina que a extensão deve compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular de graduação estudantil. Assim, a comunidade acadêmica tem se dedicado à curricularização da extensão. O objetivo deste relato foi descrever a experiência de curricularização da extensão de uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade federal. Métodos: Relato de experiência da curricularização da extensão dos professores da Disciplina Enfermagem Fundamental da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. Resultados: A Disciplina tem seis professores, carga horária total de 200 horas e está inserida no primeiro semestre da segunda série. É implementada por meio de duas unidades curriculares: Fundamentos do Cuidado em Enfermagem (FCE) I (46 horas teóricas e 40 horas práticas); FCE II (44 horas teóricas e 88 horas práticas). A curricularização ocorreu em 20 horas, no primeiro semestre de 2022, por meio do projeto “ENFCAST”. O projeto objetiva desenvolver e divulgar materiais educativos sobre Enfermagem Fundamental nas mídias sociais, para profissionais e estudantes de enfermagem de nível médio ou superior. Para operacionalização do projeto na Disciplina, cada professor tutorou dois a três grupos de cinco a seis estudantes, para elaboração de 27 materiais (vídeos, cartilhas e/ou folders) no formato de mídias sociais. A tutoria incluiu encontros para determinação do subtema e formato, indicação de referências, discussão e direcionamento técnico-científico. Em FCE I, foram elaborados materiais sobre teorias de enfermagem, avaliação por meio de instrumentos validados e confiáveis e exame físico. Em FCE II, estão sendo elaborados materiais sobre segurança do paciente, terapia intravenosa e administração de medicamentos por demais vias, oxigenoterapia, cálculo de medicamentos, banho no leito e integridade da pele. O processo de elaboração e os produtos finais são componentes dos processos avaliativos e serão veiculados nas mídias do projeto pelos extensionistas. Conclusão: A curricularização da extensão foi possibilitada pela produção de materiais consistentes com o conteúdo da disciplina. O processo permitiu a atuação dos discentes na produção e na construção de conhecimentos voltados para o desenvolvimento de estudantes e profissionais.