Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Tecnologias digitais da comunicação na graduação em enfermagem em período pandêmico: relato de experiência
Relatoria:
william kennedy nicolas sobrinho lira
Autores:
- Aimée Rosa Paranhos Dias
- Darlan Dias Santos
- Thales William Queiroz da Anunciação
- Lelia Mendes Sobrinho de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Tecnologias digitais são fundamentais para auxiliar a comunicação remota tornando possível o ensino, pesquisa e o avanço da enfermagem em períodos de distanciamento social. As tecnologias palpáveis como smartphones, computadores, câmeras, entre outras ferramentas são chamadas hardware e as tecnologias não palpáveis como a internet, redes sociais e programas de mensagens são chamadas softwares, ambas coexistem de forma simultânea, criando uma gama de possibilidades de transmissão de dados e informações, muito explorada durante a pandemia do COVID-19. Desta forma as tecnologias de comunicação se tornaram extremamente relevantes para a continuidade do ensino. Objetivos: Apresentar a importância do uso das tecnologias digitais enquanto estudantes de graduação em tempos de pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por quatro acadêmicos do décimo período no ano de 2021, do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade privada em Salvador-Bahia. Resultados: Com a necessidade de dar continuidade às aulas presenciais o ensino a distância foi expandido a todas as disciplinas da grade curricular, no contexto teórico, disciplinas com etapas práticas foram realizadas gradativamente conforme liberação da prefeitura através de decreto municipal. Durante todo o período novas atividades e métodos de aprendizagem foram desenvolvidos, atividades que desenvolveram a relação a distância, inclusive com discentes de outras turmas, foram elaboradas reduzindo a percepção de isolamento e aumentando a participação dos integrantes. Obteve-se resultados variados durante esse período, de modo positivo pudemos observar o aumento da praticidade na realização de atividades e avaliações, a economia de recursos para discentes, docentes e instituição de ensino, o aumento da disseminação do conhecimento de forma massiva e a independência geográfica para participação das atividades, não obstante observamos também a limitação da tecnologia para suportar as necessidades acadêmicas, as limitações tecnológicas pessoais para atender as necessidades básicas para o desenvolvimento das atividades, a inexperiência tecnológica e o desafio dos docentes em reformular o método educativo para melhor aproveitamento. Conclusão: Por fim, pôde-se vivenciar um período de transição da educação marcante e que tende a crescer e desenvolver-se mais, trazendo novos benefícios e desafios para todos.