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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA DE SEMIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO
Relatoria:
Maria Aparecida Melo Morais
Autores:
  • Francisco Felipe de Sousa Mourão
  • Luiza Rayane Lima Sampaio
  • Rosângela Souza Cavalcante
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica é um serviço previsto nas diretrizes e bases da educação nacional e configura-se como uma atividade de cunho pedagógico que permite aos estudantes aprofundar seus conhecimentos e tirar dúvidas sobre determinada disciplina mediante o auxílio de outro discente que já passou por aquele período. Nesse contexto, a disciplina de semiologia integra a grade curricular obrigatória do curso de Bacharelado em Enfermagem e aborda a temática de sinais vitais e exame físico céfalo caudal em aulas teóricas e práticas em laboratório, que mediante cronograma de práticas, é utilizado para que os discentes tirem dúvidas sobre o assunto estudado em sala com o auxílio dos monitores da disciplina. Objetivo: Relatar a experiência como monitor da disciplina de semiologia para o curso de Bacharelado em Enfermagem, destacando a importância dessa atividade acadêmica para o desenvolvimento de habilidades para o exercício profissional da enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por monitores da disciplina de semiologia no período de março de 2021 a maio de 2022 em uma faculdade privada. Resultados: Durante o exercício da monitoria, realizou-se encontros semanais para revisão do conteúdo e a implementação de metodologias de aprendizagem que possibilitassem maior familiaridade dos discentes com o conteúdo. Nesse sentido, foi utilizado resumos digitados para revisão teórica antes de praticar, a rede social instagram para retirada de dúvidas no perfil: @monitoriasemiologiafpo e sala de aula invertida durante as atividades de laboratório com a formação de duplas ou grupos. Foi possível perceber que esse espaço metodológico fortaleceu a autoconfiança dos alunos, visto que a autonomia e perda do “medo de errar” foi trabalhada constantemente, repercutindo no desenvolvimento de habilidades futuras que possibilitarão a formação de um profissional que acredita na sua capacidade de aprender. Conclusão: A monitoria permeou o fortalecimento do tripé universitário ensino-pesquisa-extensão, garantindo um bom aproveitamento da graduação em termos de conteúdo tanto para o discente quanto para o aluno-monitor, uma vez que a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem foi trabalhada em um momento mútuo de troca de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades necessárias para construir um bom profissional da enfermagem.