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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
GLOSSÁRIO ILUSTRADO SOBRE TECNOLOGIAS DO CUIDADO NAS ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS: RECURSO EDUCACIONAL ABERTO
Relatoria:
IZABELA LINHA SECCO
Autores:
  • MITZY TANNIA REICHEMBACH DANSKI
  • ANA CECILIA SCHWARZBACH GONÇALVES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Recursos educacionais abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento (EDUCAÇÃO ABERTA, 2013). Objetivos: Relatar a elaboração de um REA sobre tecnologias do cuidado nas alterações respiratórias para um curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Durante a supervisão de estágio em saúde do adulto, foram observadas algumas dificuldades com os alunos, dentre elas a apropriação de nomenclaturas para uma escrita mais técnica sobre o sistema respiratório. Para facilitar o aprendizado dos graduandos, as professoras desenvolveram um glossário ilustrado com o nome e significado de todos os termos técnicos inerentes à fisiologia respiratória, considerando parâmetros normais e anormais, além de tecnologias em saúde utilizadas para o tratamento de pacientes com alterações respiratórias. Em busca de uma maior completude dos conteúdos, houve uma extensa busca na literatura para abranger todos os termos e tecnologias. Ao final do glossário, foram disponibilizados três vídeos gravados e editados pelas próprias professoras, onde demonstraram em bonecos as técnicas de aspiração em vias aéreas superiores, traqueostomia e tubo orotraqueal (sistema aberto e por trach care). O REA foi construído através do Microsoft Sway e publicado nos grupos de WhatsApp dos alunos, bem como no banco de dados da biblioteca da universidade, para acesso aberto. Resultados: Após a disponibilização do REA para os alunos, as professoras observaram melhora na escrita da evolução de enfermagem e maior desenvoltura durante a passagem de plantão. Os graduandos também relataram que essa metodologia de ensino foi mais efetiva e lúdica, tornando a fixação do conteúdo mais fácil. Conclusão: O material didático elaborado contribuiu de maneira positiva para o aprendizado dos alunos e cumpriu a finalidade para o qual foi proposto.