Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO A PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Glória Vanessa de Araujo Silva Sousa
Autores:
- Mariana Almeida Lima
- Luísa Eduarda Sales Araújo
- Ryan Pinho dos Santos
- André Sousa Rocha
- Dilene Fontinele Catunda Melo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No campo acadêmico, dentre as inúmeras possibilidades de ensino, está a escrita de artigos científicos, que tem se mostrado uma importante ferramenta para enriquecer a aprendizagem dos graduandos, principalmente para aqueles situado no campo da saúde. Sabe-se que, por meio da iniciação cientifica, é possível que haja o desenvolvimento de competências investigativas que serão necessárias na prática profissional. Assim, percebe-se a importância das instituições de ensino em incentivar os acadêmicos para que eles possam se sentir autônomos no processo de escrita e desenvolvimento de produções científicas. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma acadêmica de enfermagem, no desenvolvimento de atividades que incentivam a produção de artigos científicos. METODOLOGIA: Estudo qualitativo e descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por uma acadêmica de enfermagem, participante de uma liga acadêmica. A presente pesquisa irá relatar ações e vivências do ano de 2021 a maio de 2022. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Ao se iniciarem as primeiras produções de artigos científicos na diretoria de pesquisa no ano de 2021, percebeu-se que os discentes tinham dificuldade na escrita de artigos e que alguns ainda não tinham nenhum conhecimento sobre a temática. Desse modo, a primeira solução foi dividir os ligantes em duplas que consistiam em ficar com os membros mais experientes, para assim auxiliá-los. Como consequência, o primeiro resultado alcançado foi o desenvolvimento de um resumo simples. Ademais, no ano de 2022, iniciou-se com uma aula introdutória sobre artigos científicos em que se abordou: estruturação, normas ABNT, referências e citações, entre outros. Novamente, dividiu-se os alunos em duplas para iniciarem as produções. Adicionalmente, ofertou-se também uma aula no laboratório de informática junto com a diretora de pesquisa para que à medida que os ligantes fossem escrevendo pudessem ser auxiliados. CONCLUSÃO: Identificou-se essa dificuldade em todos os alunos independente de seu semestre na graduação, devido ao fato de os discentes virem do ensino médio, onde não havia produções de artigos. Portanto, sugere-se que a instituição de ensino oferte mais momentos e um acompanhamento mais profundo, para que assim os estudantes tenham segurança para se iniciarem as primeiras produções.