Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Prática simulada de estudantes de enfermagem e medicina no tratamento de queimaduras: revisão integrativa
Relatoria:
ALICE SILVA COSTA
Autores:
- Darlene Moreira Gomes
- SUELI LEIKO TAKAMATSU GOYATÁ
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O trauma por queimadura é considerado crítico por causa da fisiopatologia e das consequências físicas e psicossociais. Dada a complexidade desse trauma, já estabelecida na literatura, o atendimento inicial da pessoa que sofreu queimadura deve seguir passos sistemáticos, a fim de identificar potencial risco à vida e minimizar os danos causados por essas lesões. Entretanto, na literatura são encontrados estudos que evidenciam o conhecimento insatisfatório dos estudantes de Medicina e de Enfermagem, apontando lacunas na formação acadêmica relacionadas ao atendimento inicial da pessoa queimada. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação como método de ensino sobre o tratamento de queimaduras junto a estudantes de Enfermagem e Medicina. Método: A busca foi realizada nas bases/bancos de dados eletrônicos PubMed, LILACS, Web of Science e Embase, sem determinação de limite temporal. Inicialmente foram identificados 281 estudos potencialmente elegíveis, sendo 36 duplicados no gerenciador eletrônico de referências EndNote Web e, posteriormente, 9 no software Rayyan QCR. Dessa forma, foram incluídos nessa revisão três artigos científicos. Resultados: Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas na simulação; o treino por simulação por meio de imagens de casos clínicos de queimados em cenário simulado possibilitou aos estudantes a identificação de temáticas como paciente-centrado, realismo e aprendizado e o uso de cenário baseado em simulação fornece um modelo estruturado e flexível na abordagem dos estudantes ao caso clínico de pessoa com lesões por queimaduras. Conclusão: As estratégias de ensino ativo, como a prática de simulação clínica é importante no cuidado aos traumas por lesões por queimadura uma vez que possibilita aos alunos compreender seu papel nos cuidados às pessoas acometidas por essas de lesões. A simulação realista prepara os futuros profissionais de enfermagem e medicina para a prática clínica e para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes em ambiente controlado e seguro.