Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TUTORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOAQUIM GUERRA DE OLIVEIRA NETO
Autores:
- RAYLANE DA SILVA MACHADO
- Inara Viviane de Oliveira Sena
- Államy Danilo Moura e Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sociedade se apresenta cada vez mais dinâmica e complexa logo, faz-se necessários uma metodologia de ensino e avaliação baseada em problemas para que os estudantes sejam mais versáteis na atuação profissional. A avaliação da aprendizagem utilizando gamificação, nos últimos anos, é um dos tipos de metodologias ativas que ganha espaço gradativo nos cursos da área da saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência docente durante avaliação de aprendizagem utilizando gamificação no curso de medicina de instituição federal de ensino superior. MÉTODOS: Trata-se de relado de experiência vivenciado por discentes do segundo período do curso de medicina em universidade pública do norte do Tocantins, no mês de março e junho de 2022, na disciplina de “Tutorial” para a avaliação do aprendizado sobre sistemas endócrino, reprodutor, tegumentar e urinário utilizando a plataforma Quizizz®. Os temas foram previamente estudados por todos os alunos, foi elaborado questões sobre os assuntos e durante dois encontros presenciais distintos a turma foi dividida em grupos de até quatro alunos. Cada questão continha um cronômetro regressivo que variou entre 30 e 180 segundos e cada grupo deveria responder a alternativa correta em menor tempo. Ganhava mais pontos o grupo que acertava o maior número de questões em menos tempo. RESULTADOS: A utilização de gamificação no processo de avaliação de aprendizagem do acadêmico mostrou-se como ferramenta complementar ao ensino por metodologia ativa, bem como estimulou o estudo de temas considerados de baixa adesão pelo seu conteúdo mais teórico. Proporcionou protagonismo e engajamento dos acadêmicos nos estudos sobre fisiologia humana, aprimorou o senso de trabalho em equipe, debates, argumentação e competição para avaliação do aprendizado. Além disso, gerou interação entre grupos, estimulou o aprendizado por pares, reafirmou a importância do professor como mediador do aprendizado e sugeriu melhor desempenho na avaliação do aprendizado quando comparado ao modelo tradicional da avaliação de aprendizagem. CONCLUSÕES: A avaliação da aprendizagem utilizando gamificação proporcionou experiência positiva na agregação de conhecimentos dos discente para aqueles temas considerados teóricos e com relativa dificuldade de aprendizado, favoreceu a testagem da fixação do conteúdo de maneira lúdica, proporcionou motivação e análise crítica do assunto, a qual poderá perdurar durante a formação acadêmica e prática.