Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADORA NO ENSINO SERVIÇO: EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS RESIDENTES
Relatoria:
Gabriel Bezerra do Nascimento Saraiva
Autores:
- Clara Gomes de Oliveira
- Sandra Maria Schulz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem Based Learning) é uma metodologia ativa, que estimula a proatividade e o pensamento crítico, centrada no aluno (aprendiz), facilitando a integração da teoria e da prática, o aperfeiçoamento das competências curriculares e a aplicação de conhecimentos e habilidades por meio de estudo de caso ou situações-problema. Objetivo: relatar a experiência de residentes de enfermagem utilizando ferramentas de metodologias ativas como facilitadora do ensino em serviço no contexto do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, a partir da vivência de residentes de enfermagem em cuidados intensivos no adulto na realização de uma atividade voltada a sensibilização da equipe multiprofissional de uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público de Porto Velho, Rondônia no mês de maio de 2022. Relato de Experiência: A experiência aconteceu no dia 05 de maio de 2022, na sala de visitas da UTI. A atividade foi realizada em dois momentos, cada momento durou em média 40 minutos, sendo composto por 02 grupos (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). A execução da atividade se deu através da definição do problema encontrado na realidade prática: Baixa adesão à Higiene de Mãos (HM). Somado as discussões entre residentes, tutoria e como proposta da coordenação de área da residência, foi definido em realizar a atividade, tendo como principal objetivo sensibilizá-los quanto a importância da HM. Considerações finais: Desse modo, se faz necessário a inserção de metodologias ativas no ensino e serviço, pois esta, contribui para o ser profissional desenvolver sua reflexão e criticidade frente as situações adversas encontradas no serviço de saúde, construindo hipóteses que irão solucionar a problemática e favorecendo o ensino e aprendizagem.