Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
REGINA KELLY GUIMARÃES GOMES CAMPOS
Autores:
- Miguel Henrique da Silva dos Santos
- Luís Eduardo Soares dos Santos
- Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A produção de tecnologias educacionais tem sido incentivada durante o processo de ensino-aprendizagem na pós-graduação e quando associadas ao processo pedagógico participativo potencializam o aprendizado,tornando-o inovador e contemporâneo, permitindo a aquisição de conhecimentos, o que causa impacto positivo na formação do futuro mestre e/ou doutor. O estudo tem por objetivo relatar a experiência de discentes sobre a elaboração, implementação e avaliação de um seminário intitulado: “Educação em Saúde e a População em Situação de Rua” na disciplina de Tópicos Avançados em Saúde da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um relato de experiência de discentes sobre a produção e a apresentação de um seminário no processo de ensino-aprendizagem da disciplina, de forma remota. A experiência aconteceu entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A busca do material foi realizada na base de dados MEDLINE/Pubmed(via National Library of Medicine), por meio de artigos científicos internacionais A1, A2 ou A3, dos últimos três anos. Foram utilizados nove artigos para embasar o conteúdo do seminário, que foi apresentado de forma remota,com duração de 60 minutos. Traçaram-se os seguintes objetivos de aprendizagem: conhecer o conceito, epidemiologia, vulnerabilidades e agravos da população em situação de rua (PSR); compreender e aplicar as teorias e modelos promotores do comportamento de saúde na educação em saúde com a população em situação de rua; refletir e repensar a prática de enfermagem na promoção da saúde com a PSR; conhecer evidências científicas, dos últimos três anos, que abordam teorias e modelos promotores do comportamento de saúde na educação em saúde com a PSR. Inicialmente, para nortear o conteúdo do seminário, foram lançadas ao grupo três questões norteadoras:É possível uma educação em saúde nas ruas?Que elementos devem ser considerados para que ela seja efetiva?Como a educação em saúde pode promover a saúde da PSR? A avaliação totalizava 10 pontos e envolvia a sequencia lógica de ideias, criatividade; a argumentação critica e reflexiva com utilização de autores/referenciais teóricos na educação em saúde; a clareza, objetividade e síntese; a relação com a prática da enfermagem/descrição do cenário; e o alcance e limites da argumentação/tema. Conclui-se que a formação do mestre/doutor deve basear-se em diferentes maneiras de aprender e de colocar o conteúdo em prática por meio da aplicabilidade de estratégias educativas.