Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
NEM TÃO PERTO E NEM TÃO DISTANTE: VÍDEOCHAMADA COMO ALÍVIO DA SAUDADE DURANTE A PANDEMIA
Relatoria:
ZULMIRA DE OLIVEIRA CASTRO
Autores:
- MARCIANA HOLANDA LIMA
- MARIA HELENICE ALMEIDA LEITÃO
- MARJORIE INGRID BRAGA E SILVA
- DEUZA MARIA PINHEIRO DE OLIVEIRA
- HELOÍSA MARIA DA SILVA GUERREIRO
- Victor Andrew da Silva Teixeira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A crise sanitária global vivenciada em 2020 durante a pandemia do
coronavírus (Covid-19), fez com que os serviços de saúde em todos os níveis
de atenção mudasse seu modo de atendimento e protocolos. E para o contexto
hospitalar surgiram novas regras como as de restrições de visitas e a ausência
de acompanhante. Diante desse novo contexto as instituições de saúde foram
forçados a mudar o seu modelo tradicional de atendimentos tendo que investir
em soluções tecnológicas para uma assistência humanizada. A vídeochamada
como ferramenta tecnológica no processo de cuidar surgiu durante o contexto
da pandemia com a finalidade de aproximar profissionais, paciente e família. O
objetivo desse estudo é relatar a experiência da implantação da vídeochamada
em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um relato de experiência,
descritivo sobre a aplicabilidade da vídeochamada. Realizado em 2020 e 2021
em uma Unidade de Terapia Intensiva. Com a pandemia as visitas e a
presença de acompanhantes passaram a ser proibidas nos hospitais do Brasil
e para minimizar a solidão dos pacientes internados na UTI foi iniciada a
adesão da vídeochamada como ferramenta para minimizar a saudade,
fortalecer o vínculo dos pacientes com seus familiares e familiares com equipe.
As vídeochamadas surgiram a partir do diálogo dos pacientes com a equipe
onde relatavam seus sentimentos de saudades dos seus entes. Em consenso
com a equipe multidisciplinar resolvemos implantar essa tecnologia no serviço.
Para a realização da vídeochamada o paciente é informado o dia e hora que
será realizada, é avaliado o estado geral do paciente e a família é contactada
previamente para orientações e agendamento. Para o paciente o momento da
vídeochamada é um momento único e de muita alegria e emoção, pois esse
momento os faz sentir-se importante e queridos. É o momento em que eles
pedem para equipe lhe ajeitar como se fossem receber uma visita presencial,
as mulheres pedem para que a equipe ajeite seus cabelos e até passe batom
para esse momento. Para a família esse momento traz consigo o conforto e a
fantasia dá lugar a certezas sobre o estado do ente hospitalizado. Também
nos faz entender quem é a pessoa por trás do paciente, resgata sua
subjetividade, forma vínculos com a equipe e fortalece o vínculo familiar.
Conclui-se que a vídeochamada é uma ferramenta positiva na assistência
humanizada, possibilitando também uma recuperação mais rápida, traz alegria e reduz fatores estressantes.