Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ALEITAMENTO MATERNO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA: USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Relatoria:
Maria Diane Braga Dantas Monteiro
Autores:
- GEDSON NOGUEIRA SANTOS
- LEONARA CARLA DE ARAÚJO PEREIRA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Estratégia Iniciativa Hospital Amigo da Criança traz dez passos para o sucesso da prática do aleitamento materno. Merecendo destaque o quarto passo que recomenda colocar os recém-nascidos (RNs) em contato com suas mães imediatamente após o parto, durante a primeira hora de vida, favorecendo a amamentação, ainda na sala de parto, e possibilitando ao RN uma melhor adaptação da vida extrauterina, a regulação glicêmica, cardiorrespiratória e térmica. Objetivos: O objetivo deste estudo é relatar o uso da prática da simulação realística na educação permanente de profissionais de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo de abordagem qualitativa, realizada no mês de maio de 2022, para a implementação da amamentação na primeira hora de vida em uma maternidade municipal. Resultados: A aula consistiu em uma breve explanação sobre contato pele a pele e técnicas para facilitar a amamentação no pós-parto imediato. Em seguida, os participantes foram divididos em equipes que tiveram conhecimento de 3 estudos de casos com situações, que iam desde o pouco fluxo de leite até a recusa da mãe em amamentar seguida dos questionamentos dos acompanhantes, e interpretados por profissionais da residência multiprofissional em saúde materno-infantil juntamente com os profissionais que participam da capacitação, onde estes deveriam demonstrar a conduta que acreditavam ser correta frente às situações vivenciadas. Os participantes que não estavam atuando da cena representavam observadores que ao final da simulação compartilharam suas opiniões. Ao final da discussão, as facilitadoras deste momento, profissionais do Banco de Leite Humano da maternidade, reforçaram pontos importantes sobre falhas e acertos no processo desenvolvido. Reforçando a simulação da técnica de pega-correta para o processo de amamentação, utilizando um boneco para exemplificar as etapas, além do contato pele a pele. Observações importantes que devem ser analisadas para identificar se, de fato, o bebê pegou o seio corretamente e diferentes posições para a realização do ato também foram realizadas. Conclusão: Foi possível concluir que a utilização de técnicas realísticas é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, além de ser uma tecnologia efetiva para o conteúdo abordado, favorecendo que profissionais possam tirar suas dúvidas ao mesmo tempo que aprendem praticando.