Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RECURSOS EDUCACIONAIS SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE WEBFÓLIO
Relatoria:
VALNICE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Autores:
- MARIA ISABEL MUSTO NAJAR RIOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O atendimento de Parada Cardiorrespiratória (PCR) requer precisão técnica para possibilitar a melhor sobrevida clínica aos acometidos. Neste sentido, a qualificação de profissionais é de suma importância, seja na formação, seja no aperfeiçoamento profissional. Considerando a complexidade de assistência na PCR, questionou-se: Quais recursos educacionais podem contribuir na capacitação da equipe de enfermagem atuante no serviço de emergência, em relação à temática? Objetivo: Descrever a experiência da criação de Webfólio sobre PCR e sua utilização após capacitação da equipe de enfermagem. Método: Pesquisa aplicada realizada no 1ºsemestre de 2021 num Hospital Municipal brasileiro, aprovada pelo Comitê de Ética Pesquisa com parecer 4.746.858. Resultados e Discussão: O Webfólio é componente de uma das etapas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Programa de Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo- Brasil, que conjuntamente com a capacitação da equipe de Enfermagem constituiu um dos objetivos do TCC. O Webfólio teve como referencial teórico as normas da American Heart Association e foi construído de modo a subsidiar as atividades propostas do TCC, bem como disponibilizar em tempo real as informações sobre o tema àqueles que desejassem. O material é composto de nove páginas, possui imagens e textos para promover a compreensão do manejo clinico da PCR e das ações específicas de enfermagem. Está disponível em: https://enfermeira-residente.webnode.com/. Conclusão: As ações educativas permanentes são extremamente relevantes para promover melhorias na assistência à saúde. A construção do webfólio configurou-se uma experiência impar como Enfermeira Residente no modelo vigente de assistência à saúde no Brasil, em razão da relevância do tema e ainda por possibilitar a qualificação de recursos humanos de saúde, em especial da Equipe de Enfermagem no atendimento em urgência e emergência no âmbito hospitalar.