LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A INFLUÊNCIA DAS CAMPANHAS DE VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NAS MÍDIAS SOCIAIS
Relatoria:
Magda Rosa da Silva
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:As campanhas de valorização da enfermagem tem a finalidade de refletir, mobilizar a população sobre as dificuldades do trabalho , falta de respeito, insumos, carga horária e também o piso salarial.A ferramenta mais utilizada são as redes sociais, dentre elas o Instagram , a maior potência para difundir atualizações sobre eventos e avanços da categoria.As estratégias de mobilização foram através de posts,fotos e vídeos de profissionais da enfermagem ;principalmente com o auxílio de influenciadores digitais, os seguidores puderam acompanhar essas campanhas, e participar de consultas públicas e sessões para a discussão da aprovação do piso salarial. O Conselho Federal de Enfermagem se propôs a promover estas campanhas nas redes sociais, assim promovendo o maior alcance de seguidores. As últimas campanhas foram: Em frente pela Enfermagem,Valorize a Enfermagem, e o de maior impacto Abrace a Enfermagem, que contou com a presença de artistas e políticos, simbolizando o abraço nas fotos.Além de contar com o livro Na linha de Frente pela Enfermagem, com imagens de profissionais no seu cotidiano com pandemia de Covid-19, que é explícito a faltas de materiais, dor e sofrimento da categoria. Contabilizando atualmente 872 óbitos trabalhadores da enfermagem. Objetivo:Descrever como foram as campanhas de valorização da enfermagem nas mídias sociais.Esta pesquisa tem a finalidade de historicizar o impacto de sensibilização e mobilização com auxílio de ferramentas midiáticas. Metodologia: Pesquisa descritiva e documental, o qual foram analisados artigos da Biblioteca Virtual da Saúde e informes do Conselho Federal de Enfermagem referentes a este tema.Resultados:Redes sociais e a saúde promovem um movimento do qual traz além de valorização , conhecimento e conscientização do papel do enfermeiro, principalmente em tempos de pandemia.Há recursos que possibilitam maior alcance entre os usuários são o uso das hashtags , principalmente associado a palavra enfermagem ,que atualmente está com quatro milhões de acesso no Instagram, criando assim um caminho para as informações.Redes sociais otimizam a classe a fim de abrir discussões sobre seu empenho, eventos ,promovendo educação e informação.A campanha Abrace a Enfermagem ganhou o Prêmio Colunistas Brasília de 2022, como Mídias Integradas em terceiro lugar,assim elevando o nível de excelência e de bom uso da internet a favor do nosso reconhecimento como trabalhadores, estudantes e pesquisadores da Enfermagem.