Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
LIVRO SENSORIAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma ferramenta do cuidado de enfermagem
Relatoria:
Saniely Kathury Aragão dos Santos
Autores:
- Tamires Vieira Olinto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Para um desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual de uma criança, é essencial que ela brinque na infância. Desta forma, o estudo pretende responder o seguinte questionamento: quais estratégias do cuidado de Enfermagem podem ser usadas para o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas? O trabalho tem como objetivo construir um livro sensorial como ferramenta de cuidado da enfermagem para crianças autistas, possibilitando a enfermagem uma alternativa de cuidado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, buscando identificar na literatura brasileira estudos sobre o uso de material didático como ferramenta de auxílio para o tratamento do TEA. Uma forma para o tratamento do TEA é a psicoterapia, ajudando a interpretar a comunicação não verbal, a linguagem corporal, a aprendizagem, interações sociais e também as emoções. Tendo em vista que as crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) não mantem contato visual com a pessoa e nem com ambiente, há perda na comunicação e na interação social, são crianças isoladas, sintomas que estão presentes desde a infância que limitam ou prejudicam o desenvolvimento diário da criança, foi criado um Livro Sensorial utilizando da psicoterapia lúdica com estímulos táteis, visuais, proprioceptivos, vestibulares, que proporcionam lazer e aprendizagem, facilitando assim, a compreensão da informação recebida pelo corpo e aceitação da mesma, onde serão apresentadas respostas apropriadas ao conjunto de estímulos, aprimorando o atendimento da enfermagem para as crianças diagnosticadas ou suspeitas de TEA. A enfermagem começa a atuar no momento que o suporte profissional se mostra necessário tanto para a criança quanto para sua família. Juntamente com a equipe multiprofissional especializada, podendo intervir em vários ambientes. A enfermagem mantém o contato direto com a família, realizando intervenções, desde a Estratégia de Saúde da Família até o trabalho mais especializado nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O Livro Sensorial foi criado com base nas psicoterapias, utilizando-se da terapia Lúdica, sendo uma ferramenta de cuidado de Enfermagem, como terapia complementar no tratamento de crianças autista a partir de 3 anos de idade, nos serviços de saúde.