Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOVENDO A SAÚDE E A SEGURANÇA DO TRABALHADOR RURAL FRENTE AO USO DE AGROTÓXICOS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR
Relatoria:
GUSTAVO KASPERBAUER
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Através da observação que os nossos produtores rurais, agricultores e camponeses lideravam a categoria profissional com maior número de registros de acidentes de trabalho ocorridos em nosso Município, e que nestes casos a causa principal era devido à intoxicação por uso e ou manipulação de agrotóxicos, decorrente do plantio de soja, trigo, milho e aveia serem as culturas agrícolas dominantes no Rio Grande do Sul. E que esta população em sua maioria não utilizava equipamentos de proteção individuais de forma correta, e que também demais variados acidentes também ocorriam em seu ambiente de trabalho devido ao uso de máquinas e equipamentos agrícolas, ferramentas e utensílios cortantes e o contato com animais peçonhentos, elaborou-se este projeto de educação em saúde voltado ao público mencionado com auxílio do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e de outras entidades Municipais, ofertando um Grupo de Saúde com oficinas terapêuticas a fim de se reduzir os acidentes de trabalho, internações decorrentes destes e o impacto que esta população sua família e seu ambiente estão expostos.
1- JUSTIFICATIVA:
O presente projeto justifica-se devido estar implicado o uso de agrotóxicos frente aos acidentes de trabalho, bem como as intoxicações direta ou indiretamente relacionadas ao uso deste e a vulnerabilidade que os trabalhadores rurais estão sujeito no seu ambiente de trabalho, necessitando difundir informações de proteção aos trabalhadores rurais e seus familiares quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos.
É sabido que a principal exposição química do trabalho agrícola na atualidade é o uso de agrotóxicos. Sendo assim, o seu uso descontrolado representa hoje um grave problema de saúde pública.
2- OBJETIVOS E AÇÕES PROPOSTAS.
2.1. Objetivo geral:
Buscar unir, educar, fortalecer e intervir nas condições de vida dos trabalhadores rurais, frente aos malefícios da utilização dos agrotóxicos, auxiliando no processo de tomada de decisão em direção à qualidade de vida e à saúde, através de grupos com os produtores rurais, patrões, sindicatos rurais e entidades de classe, bem como cooperativas e associações localizadas no Município.
2.2. Objetivos Específicos:
- Instruir o público sobre possíveis sinais de intoxicação proveniente do uso e manuseio de substâncias químicas;
- Promover oficinas que permitam aos trabalhadores rurais, mostrar e exercitar sua capacidade criativa e produtiva utilizando novas técnicas de plantio.