LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Relatoria:
Magda Rosa da Silva
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pandemia de Covid 19, trouxe uma alta demanda a de uso da internet , com auxílios de aplicativos. O ensino foi adaptado, para o remoto principalmente disciplinas de temas teóricos, a fim de garantir a segurança dos alunos, assim como a história da enfermagem. Também houve um aumento significativo as redes sociais para lazer, mas há muitos ‘perfis’ utilizam para ministrar cursos. Algumas instituições de ensino possuem sua própria rede para ter uma forma de trazer mais alunos e facilitar o ensino, dentro dessa assunto .Há também auxílio de ‘lives’ no Instagram, informatizar e garantir o interesse para a disciplina com rodas de conversas com especialistas e apresentação de eventos de Enfermagem. A fotografia também desperta a curiosidade de estudantes sobre fatos históricos sobre o passado da categoria. OBJETIVO: identificar e ilustrar como a divulgação da história da enfermagem nas mídias sociais .Este estudo descreve a como as redes sociais estimulam o aprendizado sobre a história da enfermagem , com uso de fotografias e informações sobre eventos históricos. METODOLOGIA: estudo descritivo , qualitativo com auxílio de fontes bibliográficas para o tema da história e redes sociais. RESULTADO: Nesta pesquisa foram encontrados poucos materiais relacionados a história da enfermagem e o uso de internet ,e atualmente ainda é utilizado o ensino a distância em tempos de pandemia. Porém as redes sociais apresentam fatores positivos para a educação e ampliação do saber em enfermagem, portanto estará em contínua discussão. Pelo acréscimo desse uso podemos recurso podemos encontrar um forte impacto no ensino aprendizagem com adesão às redes sociais. A utilização de fotos e vídeos auxiliam para ilustrar de forma lúdica como nossos antepassados construíram as bases para a Enfermagem. CONCLUSÃO: Esta temática se apresenta em crescimento , é necessário um maior aprofundamento do assunto, visto ser relevante para o ensino da disciplina de história, por ser uma rede aberta a vários públicos e de fácil acesso .As redes sociais e suas tecnologias como ensino ,pode elevar o nível de conhecimento do estudante por ter uma grande troca de conhecimento de forma simplificada na linguagem de ensino.