Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE/ UFPB.
Relatoria:
ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO
Autores:
- Nathalia Costa Gonzaga Saraiva
- Kalina Colei Costa de Oliveira Dias
- Betania Maria Pereira dos Santos
- Maria Soraya Pereira Franco Adriano
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Esse relato de experiência, é fruto da vivência da coordenadora do Curso Técnico em Cuidados de Idosos (CTCI) da Escola Técnica de Saúde (ETS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O referido curso está incluído no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Atualmente conta com corpo docente multiprofissional, composto por: Enfermeiros, Odontólogos, Biomédicos, Biólogos, Psicólogos e Farmacêuticos, cabendo a coordenação gerenciar as demandas dos docentes e discentes, por meio de reuniões de colegiado, atendimentos individuais e coletivos, demandas administrativas e estruturais. Para além disso, a coordenação busca junto aos docentes propiciar ensino de qualidade, conhecer seu alunado é condição “sine qua non” para o êxito, assim, a coordenação vem traçando o perfil de seus discentes em especial nesse cenário atípico de hoje. Vale ressaltar que o curso em sua Matriz Curricular contempla componentes teóricos e práticos, e, que as atividades práticas são realizadas nas Instituições de Longa Permanência no município de João Pessoa, locais contactados pela coordenação, antes do início das práticas pelos alunos. OBJETIVO: explanar a respeito da dinâmica gerencial da coordenação do curso técnico em cuidados de idosos da ETS/UFPB. METODOLOGIA: A vivência aqui relatada, parte da dinâmica da Coordenação do curso a partir dos pontos e estratégias adotadas. RESULTADOS: A obtenção do selo de qualidade conferido pelo COFEN à ETS/UFPB, avalia todos os cursos, e, o CTCI está inserido nessa conquista, uma vez que o mesmo é referência no Estado. O retorno da inserção dos Cuidadores de Idosos chancelados pela UFPB confirma a premissa de que estes desenvolvem habilidades para sua atuação profissional, como: acompanhar idosos a serviços de assistência social e saúde; administrar medicação oral e tópica; auxiliar nas atividades da vida diária; cuidar de idosos dependentes ou independentes; estimular atividades ocupacionais e de lazer; identificar situações de urgência; promover envelhecimento ativo e saudável e prevenir acidentes. Salienta-se ainda que todo conteúdo do curso respeita a Política de Atenção Integral à Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É, oportuno destacar, que a procura pelo curso, o reconhecimento do mesmo no âmbito Estadual, propicia impacto pessoal e profissional para a clientela, ou seja, futuros cuidadores da Pessoa Idosa e seus assistidos.