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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: O QUE TEM SIDO ENSINADO SOBRE LEGISLAÇÃO E CONSELHO DE ENFERMAGEM?
Relatoria:
Maria do Socorro Pacheco Pena
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E TRABALHO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Nas instituições de Ensino o futuro profissional de enfermagem vivencia suas primeiras experiências voltadas para o exercício da profissão nos aspectos técnicos e científicos.Uma trajetória acadêmica requer conhecimento sobre o exercício legal da profissão através de disciplina que contextualiza a História e a Legislação de Enfermagem.Percebe-se que os egressos dos cursos de formação , no exercício da profissão e na sua relação com o conselho de classe, demonstram uma insuficiência de conhecimento sobre o código de ética e função da autarquia e essa situação tem como consequência situações de não conformidade no exercício da profissão e na relação com o conselho profissional.Objetivo: Sugerir as unidades programáticas voltadas para a disciplina de Legislação de Enfermagem e ações que podem ser realizadas durante a formação que podem minimizar o distanciamento do cenário de formação e a realidade legal da profissão.Metodologia:Estudo descritivo , que utilizou a revisão integrativa para identificar ementas e unidades programáticas das disciplinas relacionadas à Legislação de Enfermagem e atividades envolvidas no processo ensino aprendizado.Resultados: percebe-se abordagem insuficiente para que os egressos dos cursos de formação em enfermagem compreendam e vivenciem os aspectos legais da profissão.Não há descrição de atividades de simulação do exercício da profissão sob a lógica das implicações éticas.Conclusão:Faz-se necessário uma adequação e valorização desse conhecimento na formação do futuro profissional de enfermagem e uma interlocução da escola e do conselho, promovendo uma capacitação mais qualificada e comprometida com uma visão sistêmica da regulamentação da profissão.