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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PRIMEIROS SOCORROS, COM BASE NA LEI LUCAS
Relatoria:
Marie Stephany Marques Lins
Autores:
  • Antony Wesley Ferreira Cândido Júnior
  • Nayara Fernanda Tomaz de Melo Cunha
  • Álisson Balbino
  • Ivanilda Lacerda Pedrosa
  • Marcia Virginia Di Lorenzo Florêncio
  • Deborah Helena Batista Leite
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A maioria das urgências e/ou emergências ocorre além do contexto hospitalar, muitas ocorrências se dão no próprio domicílio e na comunidade, principalmente no ambiente escolar. É sabido que os profissionais que atuam na escola não são treinados para prestar cuidados em Primeiros Socorros. Em consonância com essa realidade, foi sancionada a Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, intitulada como Lei Lucas, tornando obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários, inseridos em estabelecimentos de ensino da educação básica e recreação infantil. Este estudo objetivou identificar as evidências científicas sobre a importância do treinamento em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da Educação Básica, com enfoque na prevenção da parada cardiorrespiratória e na prevenção do engasgo, baseando-se na necessidade de combate aos casos atuais e na execução da lei Lucas. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de acesso aos estudos através das bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, SCOPUS e Public/Publish Medline. A busca dos estudos foi norteada pela questão: Qual o impacto dos treinamentos de primeiros socorros com educadores no ambiente escolar? e foi utilizado o cruzamento dos descritores: primeiros socorros, creches, capacitação de professores. Inicialmente foram identificados 50 estudos e após análise dos títulos e resumos, bem como a leitura dos artigos na sua íntegra foram incluídos 16 artigos que preencheram os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Observou-se a ausência de produções pertinentes à temática, apesar de todos os estudos apontarem para a relevância da educação em saúde na escola. Constatou-se também, que diversos são os cenários onde os primeiros socorros podem ser necessários, dentre os quais, destacam-se as escolas como ambiente propício para a ocorrência de acidentes. A partir das evidências, esse estudo possibilitou a melhor compreensão, clarificação e importância da prevenção de agravos à saúde por meio da capacitação dos profissionais da educação. Para isso, se faz necessária a realização de mais pesquisas que colaborem para a intervenção nas creches e escolas promovendo a capacitação de seus servidores, com intuito de impulsionar procedimentos corretos de primeiros socorros, a fim de salvar vidas.