LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES DO ENSINO HÍBRIDO PARA INDIVÍDUOS CADEIRANTES: UMA REVISÃO
Relatoria:
RAIMUNDO ARISTEU SANTOS GUIDA
Autores:
  • Cristiane dos Santos
  • Cristina dos Santos
  • Victor Santana Batista Bezerra
  • Suzy Ricardo Lemes Pontes
  • Luciene Santos Guida
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: Em todo o mundo mais de um bilhão de pessoas, cerca de 15% da população mundial possuem alguma forma de deficiência. Cerca de 10% necessitam do uso de uma cadeira de rodas. A rotina diária de um usuário de cadeira de rodas é bastante desafiadora, mas para alguns jovens que buscam uma educação adicional, pode representar um novo passo, especialmente se isso implica viver e estudar fora de casa. A educação virtual pode, portanto, oferecer uma oportunidade para estudantes cadeirantes que objetivam alcançar uma formação que, anteriormente, poderia estar fora do seu alcance. Para um individuo cadeirante, o simples fato de chegar à instituição de ensino e entrar em uma sala de aula pode ser problemático. No entanto, as aulas do ambiente virtual podem permitir que todos os alunos trabalhem de qualquer lugar com acesso à internet, como dentro do próprio quarto, por exemplo. Isso remove a necessidade de viagens e acomodações especiais e também elimina possíveis situações estressoras que esses desafios podem causar, visto que o computador poderá ser suficientemente adequado às necessidades individuais do aluno, sendo apenas necessário se conectar a internet e iniciar o estudo. OBJETIVO: Apresentar uma revisão da literatura sobre as possíveis influências do ensino hibrido para indivíduos cadeirantes, ressaltando os possíveis benefícios do ensino combinado, bem como suas limitações. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão descritiva com abordagem qualitativa. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os estudos têm demonstrado que o ensino híbrido, por se caracterizar como agregador das vantagens de aprendizagem tradicional como virtual, mostrou um crescimento rápido e tem sido amplamente utilizado na educação. Assim como o ensino presencial clássico, os ensinos virtuais/híbridos também enfrentam suas limitações, entre eles, desafios técnicos, organizacionais e de design instrucional. Porém, a tecnologia tem mudado a paisagem da educação há anos e atualmente apesar das limitações enfrentadas pelo ensino híbrido, ele pode funcionar em benefício do usuário da cadeira de rodas, dependendo de seu estilo de vida. Todavia, é conveniente que ele seja aplicado por meio de um desenho universal que o torna acessível para todos os estudantes, uma vez que entre eles existe uma variedade de habilidades, deficiências, estilos de aprendizagem, idiomas nativos e outras características.