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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO EM POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM TEMPOS DE FAKE NEWS
Relatoria:
Ester Silva de Sousa
Autores:
  • Graziela Cristina Gomes Queiroz
  • Larissa Silva Barreto de Araújo
  • Agliely Gomes Pereira
  • Raniel Rodrigues Souza
  • Clara Laís Silva Silva
  • Orácio Carvalho Ribeiro Junior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Desde o surgimento do vírus Sars-CoV-2, e da pandemia mundial que o seguiu, há entre a população geral um clamor pela vacina, o intento foi conquistado no final de 2020 em tempo recorde, porém, o evento de início da vacinação no país foi acompanhado por um fenômeno de hesitação às vacinas, motivado principalmente pelas fake news e desinformação do público em geral. Estas se intensificaram ainda mais quando várias evidências científicas passaram a ser contestadas por autoridades políticas, deixando a população exposta à propagação de condutas de risco e disseminando medo e dúvida. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na sua atuação nos postos de vacinação contra covid-19 de Altamira-PA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública situada na região Xingu. Os mesmos atuaram nos postos de vacinação contra covid-19 do município de Altamira- PA, como registradores durante o período de maio a julho de 2021, sob a supervisão dos docentes e dos enfermeiros do município. RESULTADOS: Na atuação dos estudantes, constatou-se que a população de fato teve contato com várias fake news, o que acabou por afetar a sua confiança quanto à vacinação, pois inúmeros pacientes declararam não acreditarem na segurança e eficácia das vacinas oferecidas, além de obterem o desejo de escolher o imunizante que seria aplicado neles. Ademais, havia significativa preocupação quanto aos efeitos colaterais que a vacina podia causar, coube aos acadêmicos a missão de acalmar os candidatos à vacinação e sanar todas as suas dúvidas, por isso, o cenário oportunizou a educação em saúde de forma individualizada, a fim de que a maior parte da população possível seja imunizada. CONCLUSÃO: Destarte, a experiência foi acompanhada de muito aprendizado, pois a partir dela, os acadêmicos puderam agir em situações reais e buscar o melhor jeito de reagir à elas, colocando em prática todo o conhecimento adquirido outrora em sala de aula. Além disso, foi possível ter o contato com vários elementos logísticos e técnicos da vacinação através da troca de experiências com os profissionais mais experientes que atuaram conosco.