LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lucas Matheus da Silva Prado
Autores:
  • Karlla Raryagnne Teixeira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino em enfermagem envolve diferentes elementos educacionais oferecidos ao estudante através do ensino, pesquisa e extensão, afim de contribuir para a formação de um profissional competente e ético. Ainda que às vezes oferecido em um caráter conteudista, o ensino sofreu influências durante o período pandêmico causado pelo coronavírus, resultando em adaptações na oferta deste para a modalidade remota para minimizar prejuízos. Tudo isso se deu após a adoção das recomendações sanitárias e implementação do distanciamento social. Neste contexto, a extensão universitária que anteriormente consistia no envolvimento direto do estudante com a comunidade, passa a ser oferecida na modalidade remota. Objetivo: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, oriundo de atividades realizadas remotamente dentro das disciplinas com extensão, durante o período pandêmico, no curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Diamantino-MT. Metodologia: As atividades consistiram no desenvolvimento de ações, vídeos e publicações nas redes sociais com os conteúdos das disciplinas que tinham como parte da sua grade curricular a extensão. As ações foram eventos e palestras que trouxeram profissionais de diferentes áreas da Enfermagem para apresentar discussões e/ou passar conhecimentos da área para os graduandos, com realização por WebConferência; os vídeos foram feitos em formato de animação com auxílio de imagens e textos curtos narrados por estudantes; as publicações consistiram em imagens e vídeos curtos para compartilhamento via rede sociais, atingindo tanto profissionais quanto população. Resultados: Com as WebConferências foi possível fazer uso de uma grande vantagem que o contexto on-line pôde trazer, promover conhecimento para um grande quantitativo de pessoas em diferentes localidades. Os vídeos e publicações observou-se que as pessoas que conseguiram ter acesso ao vídeo ou publicação podiam compartilhá-los e, assim, alcançar mais pessoas. Conclusão: Com a pandemia houve um abrupto rompimento na realidade, sendo necessário adaptação quanto à forma de se ensinar e praticar. As atividades proporcionaram compreender que informações e conhecimento podem ser compartilhados em contramão às desinformações que perduram as redes sociais, que diferentes estratégias educacionais para formação em Enfermagem pode além de trazer vivências quanto às diferentes realidades, aproximar profissionais dos estudantes.