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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EXPANSÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM NO BRASIL: da primeira escola a enfermagem moderna
Relatoria:
FABIANA ALVES SOARES
Autores:
  • FABRICIA ALVES SOARES
  • FRANCISCO LUCAS ALVES SOARES
  • WILMA LEMOS PRIVADO
  • JARDEL DA SILVA SANTOS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A história da enfermagem não se processa sozinha em um espaço abstrato, mas sim, de forma concreta com a sociedade brasileira. Nesse contexto, este estudo buscou caracterizar a trajetória histórica da expansão das escolas de enfermagem no Brasil, desde a criação da primeira escola de enfermagem superior até o surgimento da enfermagem moderna no país, frente a influência dos determinantes sociais, econômico vivenciado no período. Trata-se de uma pesquisa documental de natureza bibliográfica, através de artigos disponíveis no LILACS, SIELO e PORTAL CAPES. Foram analisados 20 artigos publicados no período de 1972 a 2019, utilizando-se os descritores: Escolas de enfermagem, Expansão do ensino de enfermagem, História da educação em enfermagem. Desses apenas 10 foram utilizados, por serem pertinentes a temática do estudo. Verificou-se que em 1890 ocorreu a primeira iniciativa oficial com relação ao estabelecimento da Enfermagem profissional no Brasil no país, com a criação da Escola Profissional de Enfermagem no Hospício Nacional de Alienados, que atualmente pertence a UFRJ. Até o final do século XIX o Brasil ainda era um imenso território com pequena população e dispersa, com um lento e progressivo processo de urbanização iniciado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o que fez com que nos anos seguintes a criação das próximas escolas de enfermagem acontecesse principalmente nesses estados. Anos depois, em1920, a crise na saúde pública e na economia desencadearam respostas do Estado que resultaram na criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, este influenciou diretamente a estruturação da primeira escola de Enfermagem moderna do Brasil, em 1923. Esta escola foi baseada em uma adaptação americana do modelo nigthingaleano que redirecionou o modelo da Enfermagem profissional no Brasil, por isso considerada a primeira escola moderna de Enfermagem do país. Em 1930, o processo de reorganização da economia e política evidencia a necessidade de força de trabalho qualificada e com saúde. Favorecendo o início e a evolução do ensino de Enfermagem no país, concretizado com a regulação da profissão, por meio do Decreto n. 20.109, o qual instituiu condições para equiparação à Escola Anna Nery das escolas de Enfermagem como padrão de ensino dessa área. Conclui-se que o ensino de enfermagem vem sendo marcado ao longo dos anos, pela constante implementação de mudanças no ensino, influenciado pelo contexto histórico e social da sociedade brasileira.