Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
Simulação Realística no Ensino em Enfermagem: Percepção de Docentes não Enfermeiros
Relatoria:
RAPHAEL DIAS DE MELLO PEREIRA
Autores:
- Andrea Mariano De Oliveira
- Amanda Santana Goes da Silva
- Bruno Goulart Passos
- Vanessa Damasceno Bastos
- Alessandra da Terra Lapa
- Crystiane Ribas Batista Ribeiro
- Renata da Costa Santos Borges
- Victor Hugo Souza Alves Vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A simulação realística consiste em uma metodologia de aprendizado inovadora, apoiada por tecnologias de baixa, média e alta complexidade que, através de casos desenvolvidos em cenários de simulação controlada, com uso de simuladores e atores que permiti a experiência prática, seguida de reflexão guiada para tomada de decisão, gerando um impacto positivo ao desenvolvimento de habilidade e atitudes a serem aplicadas e desenvolvidas na prática profissional do enfermeiro. Objetivo: Apresentar a experiência de docentes de um curso superior em enfermagem de uma universidade privada da região metropolitana do Rio de Janeiro acerca do uso da simulação realística como recurso metodológico as disciplinas do ciclo básico do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Relato de experiência a partir da percepção de docentes não enfermeiros, sobre as possibilidades e limites para utilização da simulação realística no ensino do ciclo básico do curso de graduação em Enfermagem. Optou-se para o desenvolvimento deste relato o modelo de narrativa literária, organizando as experiências relatadas pelos docentes em seus diferentes momentos, do workshop de Fundamentos da Simulação Realística, desenvolvido como forma de capacitação docente durante o mês de Julho de 2021. Resultados: participaram da capacitação 19 docentes, sendo 06 não enfermeiros e responsáveis por disciplinas do ciclo básico como Anatomia, Fisiologia, Histologia, Língua Portuguesa e Produção Textual, Psicologia Aplicada a Saúde, Sociologia e Antropologia. Considerações Finais: Os docentes apontaram o uso da simulação realística no ensino do ciclo básico como metodologia ativa com potencialidade para integração de suas disciplinas as específicas ofertadas no curso de enfermagem. Consideraram ainda que o método poderá contribuir para o desenvolvimento da andragogia, facilitando a incorporação de conceitos para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias a formação dos enfermeiros. O conhecimento dos docentes sobre o saber fazer dos enfermeiros foi pontuado dentre os fatores limitantes, indicando a necessidade destes ampliarem seus conhecimentos a cerca da práxis e da ciência de enfermagem.