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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PARCERIA ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E PREFEITURA NA VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Agliely Gomes Pereira
Autores:
  • Orácio Carvalho Ribeiro Junior
  • Raniel Rodrigues Souza
  • Marcus Vinicius de Arruda Almeida
  • Yasmim Luana Andrade Rodrigues
  • Clara Lais da Silva Silva
  • Ester Silva de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Brasil é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por possuir o maior programa de vacinação mundial. Nos dias atuais, o Programa Nacional de Imunizações atende aproximadamente 212 milhões de pessoas. Mantido pelo empenho e dedicação dos profissionais de saúde, gestores e toda a população, tornou-se patrimônio do Estado brasileiro, originado em 18 de setembro de 1973, tem por objetivo a proteção individual e evitar a propagação em grande escala de doenças que podem em geral comprometer a qualidade de vida e saúde da população. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição pública na campanha de imunização da COVID-19, em Altamira/Pará em parceria com a prefeitura municipal. Metodologia: Trata- se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicos do 3° período do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior situada no interior da Amazônia, sobre a atuação desses nos postos de vacinação de enfrentamento a COVID-19, na zona urbana do município de Altamira- Pará, no período de maio a julho de 2021. Resultados: Após a realização de uma capacitação no formato ensino hibrido para a atuação nos postos, foi possível que alunos contribuíssem no atendimento à população, partindo da etapa de cadastramento dos documentos e registro nas carteiras de vacinação, esclarecimento de eventuais dúvidas, seja na administração da dose da vacina ou sobre efeitos colaterais e bem como a realização da anamnese, para identificação daqueles que estavam aptos para serem vacinados. A partir do exposto observou-se que a participação dos discentes ampliou o desenvolvimento da conduta profissional frente a alguns pontos referentes ao posto de vacinação que faz referência desde a condução do processo de trabalho ao atendimento à população, contribuindo com a formação acadêmica e profissional. Conclusão: Esta experiência contribui com a maior percepção sobre a importância da vacinação para a sociedade, bem como o papel fundamental da Enfermagem diante de campanhas vacinais e no combate ao COVID-19 e o quanto estes profissionais e os estudantes da área são indispensáveis no cenário pandêmico. O projeto torna-se um incentivo para a produção da escrita sobre outras experiências em postos de vacinação, para que assim seja possível disseminar em maior escala informações acerca da temática.