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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
VÍDEO EDUCATIVO SOBRE INSULINOTERAPIA PARA PACIENTES DIABÉTICOS EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
raquel rodrigues da costa brilhante
Autores:
  • Lívia Dantas Lopes
  • Larissa Carneiro Câmara
  • Jéssica Naiane Gama da Silva
  • Taiane Emyll Silva Sampaio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Em meio a pandemia do novo coronavírus, a equipe de saúde teve que adaptar os recursos utilizados para orientar o paciente com diabetes e o cuidador para a aplicação de insulina. Para isso, o profissional de saúde deve manter-se atualizado e ser capacitado (dispondo dos recursos necessários) a educar e a treinar o usuário de insulina, os seus responsáveis e os cuidadores para a condução de um tratamento seguro. Dentre os materiais utilizados nas ações educativas junto ao paciente, os recursos visuais e audiovisuais têm se destacado por promoverem maior absorção de conteúdo, prática de desenvolvimento simples, baixo custo e fácil acesso. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de um vídeo educativo sobre insulinoterapia por enfermeiros na teleconsulta durante a pandemia da COVID-19. Método: Relato de experiência vivenciado por enfermeiros de um Centro de Referência em Diabetes, na teleconsulta por meio da aplicação de um vídeo como recurso facilitador da educação em saúde sobre insulinoterapia, nos meses de março a abril de 2021 em uma capital do nordeste brasileiro. Resultados: Diante da necessidade de dispor de um recurso que promovesse a educação em saúde pelo meio digital, foi construído um vídeo, intitulado: “Orientações sobre insulinoterapia”, para ser utilizado na teleconsulta por meio da plataforma digital integrado a um aplicativo de mensagens de texto, áudio e vídeo acessível à população em geral. O vídeo foi construído com foco em orientações para pacientes com diabetes e/ou cuidadores que utilizam insulinas em frasco aplicadas por meio de seringa ou que usam canetas injetoras de insulina, já que são as formas de administração disponíveis no município onde o estudo foi desenvolvido. Esse vídeo foi produzido com tempo de duração de 10 minutos e 8 segundos e foi dividido em 6 passos: 1- Armazenamento de insulinas, 2- Preparo de insulinas, 3- Aplicação de insulina, 4- Locais de aplicação de insulinas, 5- Descarte correto de insulinas, 6- Transporte de insulinas. Foi utilizado uma linguagem acessível e imagens ilustrativas do cotidiano para a compreensão do conteúdo. Conclusão: O vídeo educativo construído pode ser considerado como uma ferramenta facilitadora do processo de educação em diabetes a ser utilizada pelos enfermeiros, sendo útil na uniformização das orientações, proporcionando ao paciente o aprendizado e a aplicação de insulina confortável e efetiva, facilitando a adesão ao tratamento e o controle glicêmico.