Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO: COMO FAZER?
Relatoria:
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO
Autores:
- Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel
- Geisielly Raquel da Cruz Aguiar
- Luciana Pedrosa Leal
- Cleide Maria Pontes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
As tecnologias educacionais (TE) têm sido utilizadas como ferramentas capazes de contribuir com a educação em saúde. A aplicação das TE em conjunto com metodologias ativas de ensino permitem levar informações qualificadas e colaborar com a construção compartilhada do conhecimento. Dentre diversos formatos, destaca-se o álbum seriado, o qual classifica-se como TE leve-dura, de produto, de informação e material. Este, apresenta o conteúdo de forma organizada facilitando a construção do conhecimento para o educador e público alvo, propiciando ao participante aproximação com ação educativa por meio da sequência de cartazes que apresenta o conteúdo de forma progressiva. O objetivo desta pesquisa é descrever o processo de desenvolvimento e validação de álbuns seriados, por meio de um levantamento na literatura. Trata-se de uma revisão da literatura realizada na biblioteca Scielo. A pesquisa ocorreu por meio do cruzamento das palavras-chave “construção”,“ validação” e “álbum seriado", sendo incluídos apenas artigos publicados nos últimos 10 anos. Encontrou-se 7 (sete) artigos (2012-2021) que descreviam o processo de desenvolvimento e validação de álbum seriado, foram identificados foram utilizados em diversos contextos:promoção à saúde, prevenção de doenças e educação em saúde. Quanto ao percurso metodológico, os artigos confluem para 3 etapas fundamentais: 1. Levantamento bibliográfico (revisão de literatura, diagnóstico situacional, observação não participante) realizado para definir a temática e o conteúdo do álbum; 2.Construção, devem ser elaboradas as fichas-roteiro, selecionadas ilustrações, e programas de edição (os descritos nos artigos: Adobe Ilustrator®; Corel Draw®; Adobe Photoshop®; Adobe Indesign®) para essa fase os autores precisarão contar com o apoio de outros profissionais como por exemplo “designer”. 3. Validação de conteúdo e aparência. Para validação de conteúdo os instrumentos utilizados foram IVCES (Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde), para aparência o mais frequente foi o Suitability Assesment of Materials (SAM). Assim como instrumentos construídos pelos autores do estudo. Para análise de dados IVC-I; IVC global e o teste binomial para verificar se a proporção de concordância dos itens. Conclui-se que embora não haja um referencial metodológico único para construção e validação de álbum seriado, os artigos apresentam uma consonância no percurso.