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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS E ASSISTENCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Relatoria:
Thatiana Jayme dos Santos
Autores:
  • Maria Helena do Nascimento Souza
  • Yasmin de Abreu Otaviano
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A amamentação é fundamental para o estabelecimento das bases de uma boa saúde, pois ela traz inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe. Além de ser a mais importante fonte de energia e de nutrientes para a criança, o aleitamento materno confere a proteção contra infecções gastrointestinais, doenças respiratórias e alergias. Para o sucesso da prática da amamentação, principalmente frente às dificuldades encontradas, as mães necessitam do apoio de profissionais da rede de atenção à saúde, destacando-se dentre estes aqueles que atuam nas unidades de atenção primária à saúde (APS). A situação de pandemia foi declarada no Brasil em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido aos níveis alarmantes de disseminação geográfica do novo coronavírus (SARS-CoV-2). No âmbito da atenção básica, o Ministério da Saúde disponibilizou o primeiro “Protocolo de Manejo Clínico do Covid-19 na Atenção Primária”, onde reafirma a importância da atenção primária à saúde (APS). Durante a pandemia a assistência na APS deve priorizar a continuidade de ações preventivas, tais como vacinação; o acompanhamento de grupos prioritários como pacientes crônicos, gestantes, puérperas e lactentes. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a prática educativa e assistencial de apoio à amamentação realizada durante o período da pandemia por Covid-19. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o estágio acadêmico-bolsista em uma unidade de atenção primária à saúde do município do Rio de Janeiro durante o período de abril a dezembro de 2020. Resultados: Dentre as ações educativas voltadas para o incentivo da amamentação realizou-se a ornamentação da unidade e salas de espera com escuta, aconselhamento e troca de experiência. Na prática assistencial foram realizadas consultas de enfermagem com orientações às nutrizes residentes no território e a uma nutriz imigrante que não possuía o domínio da língua portuguesa. Conclusão: a vivência no estágio acadêmico-bolsista possibilitou a visualização da importância do papel do enfermeiro e dos demais membros da equipe saúde da família no que tange às estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação, mesmo diante do cenário atual da pandemia por Covid-19.