Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA ALIADA À PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA UM GRUPO DE MULHERES DURANTE A COVID-19.
Relatoria:
Nívia Samara Dantas de Medeiros
Autores:
- Betiane Fernandes da Costa
- Cristyanne Samara Miranda Holanda da Nóbrega
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Durante a pandemia de COVID 19, as ações de atenção à saúde da mulher sofreram impacto negativo, assim, a formação remota de ações educativas coletiva é uma estratégia de promover saúde e prevenir agravos à esta população. Objetivo: relatar a experiência de atividades de educação em saúde para um grupo de mulheres desenvolvido de forma remota. Metodologia: a experiência teve o aporte metodológico do estágio curricular do curso de enfermagem da UERN. Os encontros aconteceram de forma remota, pelo Google Meet, em cinco momentos, em abril de 2021, com uma média de 17 mulheres. Os temas trabalhados foram: o significado de ser mulher, ISTs, câncer de colo de útero e de mama, autocuidado e rede de apoio. Resultados: o primeiro encontro iniciou-se com a dinâmica do ser mulher, onde cada participante se apresentava e definia o significado do ser mulher, sendo alimentada uma Word Cloud. Após, deu-se início ao momento em que cada uma mostrou ou descreveu um objeto que representasse sua história, a fim de integrar o grupo; finalizando com uma dinâmica onde cada participante disse uma palavra de incentivo e carinho. No segundo, foi abordada a temática de ISTs, iniciando com um Jamboard, onde as mulheres associaram sintomas às infecções. Posteriormente foi realizada uma explanação sobre ISTs mais frequentes em mulheres, seus sinais, sintomas e formas de prevenção. Para avaliação, um caça palavras, com perguntas associando as infecções aos seus sinais e sintomas. No terceiro dia trabalhou-se o tema câncer de colo de útero, iniciando com uma dinâmica através do Jamboard, onde as mulheres indicavam o que já sabiam e o que desejavam saber sobre o tema, seguindo com explanação sobre o assunto por uma enfermeira. A avaliação do encontro deu-se por outro Jamboard, identificando-se o que tinha sido aprendido. No quarto dia, falou-se sobre o câncer de mama, começando com um jogo de verdadeiro ou falso sobre o autoexame das mamas. Após isso, uma mesa redonda com a participação de uma enfermeira oncológica e uma mulher com câncer de mama. Finalizou-se com um jogo pelo WordWall para identificar o passo a passo do autoexame. O último dia visou sensibilizar as mulheres com relação ao autocuidado, rede de apoio feminina e avaliação das atividades desenvolvidas. Conclusão: a experiência foi de extrema importância para a vivência acadêmica e formação profissional da discente, por trazer uma aproximação com novas formas de realizar educação em saúde no período de pandemia.