LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19 RELACIONADO AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Wiliam Angelo Silva Barros
Autores:
  • Viviane Pereira Bacarin
  • Marco Antonio Bacarin
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A pandemia pela Corona vírus (COVID-19) trouxe mudanças para a educação, as instituições de ensino precisaram se reestruturar para enfrentar os novos desafios do processo de ensino e aprendizagem, devido às aulas presenciais ser interrompidas repentinamente. O presente relato consiste em narrativas de discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas na Disciplina de Educação em Saúde do quinto período do curso de Enfermagem das Faculdades Associadas de Ariquemes- FAAr e o uso da sala invertida no ensino remoto. As necessidades de adaptação devido ao momento de pandemia ao desenvolver a atividades da disciplina nos depararam com algumas incertezas sobre as aulas, bem como refletir que tal metodologia de ensino usada pelo professor nos desenvolveria um pensamento mais crítico e reflexivo. As temáticas da disciplina foram separadas por grupos cada tal tinha uma escolha de tema livre de alguma disciplina que já tenha cursado durante a graduação temas como imunização, uso de EPI, historia das pandemias e semanalmente cada grupo realizava apresentação utilizando tecnologias digitais e aplicativos para aulas on-line disponíveis, com produções de conteúdo diversas como documentários até atividades lúdicas. A realidade vivenciada com a pandemia e o desafio nos dado foi superado e favoreceu um ambiente harmônico, as atividades realizadas remotamente permitiram oportunidades de aprendizado e o uso de metodologias utilizadas foi algo inovador e ainda dinamizou a interação nas aulas e socialização com os colegas e professor ao elaborar e apresentar os conteúdos das disciplinas para atender o contexto atual juntamente com o objetivo da disciplina e contribuiu para o aprendizado sobre as ferramentas e trocas de experiências inovadoras.