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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Relatoria:
Ana Larissa Lobato de Freitas
Autores:
  • Emilly Melo Amoras
  • Pedro Vitor Rocha Vila Nova
  • Brenda Caroline Martins da Silva
  • Jainara de Souza Araújo
  • Josele de Jesus Quaresma Trindade
  • Emily Emanuele da Silva Pedrosa
  • Ana Paula Ribeiro Batista
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O coronavírus, SARS-CoV-2, causador da COVID-19, foi detectado em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China. O vírus apresenta um elevado potencial de disseminação, propagando-se por meio de gotículas de saliva, secreções orais e nasais de pessoas infectadas, além de contato com objetos e superfícies contaminadas (Ministério da Saúde, 2020). As tecnologias educativas compreendem-se como um conjunto de saberes e fazeres relacionado a produtos e materiais que definem terapêuticas e processos de trabalho e se constituírem em instrumentos para realizar ações na produção da saúde (NIETSCHE, 2005). OBJETIVO: Identificar na literatura cientifica a utilização de tecnologias educativas em tempos de pandemia pela COVID-19. METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura, realizado em julho de 2021, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram selecionados artigos científicos em língua portuguesa. Utilizou-se os descritores: tecnologia educacional, Coronavírus, e tecnologia em saúde no banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). RESULTADOS: A sociedade foi surpreendida pela pandemia da COVID-19, o isolamento social foi a medida adotada e aconselhada pela Organização Mundial de Saúde, a partir de então tivemos que nos reinventar. Para (EINLOFT, 2020), é desse lugar de “imigrantes digitais” que as docentes de um Curso técnico de enfermagem partiram para o desafio de aprender e ensinar: de aprender a operar as novas ferramentas e de ensinar a partir dessas novas descobertas. Na modalidade não presencial, o docente poderia escolher entre diferentes tipos de tecnologias. Mas quais delas podem facilitar um aprendizado mais integrado e dialógico, que proporcione, ao educando, uma construção do conhecimento de forma autônoma e, ao mesmo tempo, compartilhada com docentes e outros discentes? Qual das tecnologias disponíveis torna “viva” uma sala de aula virtual? A produção dos vídeos (aulas comentadas, demonstração de procedimentos) e a realização de aulas síncronas tiveram um papel muito importante no sentido de amenizar o sentimento de distanciamento imposto, percebido tanto pelos discentes quanto pelas docentes (EINLOFT, 2020). CONCLUSÃO: A utilização de tecnologias educativas em saúde tornou-se fundamental para promoção de saúde de indivíduos e coletividade, foi notório que a utilização das tecnologias educacionais no ensino híbrido foram importantes.