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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
TREINAMENTO POR SIMULAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
DARLENE MOREIRA GOMES
Autores:
  • Alice Silva Costa Rodrigues
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyata
  • Sérgio Alves Dias Júnior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Resumo: As queimaduras são caracterizadas como um dos traumas mais graves, evidenciando um problema de saúde pública global. Na queimadura ocorre a destruição da barreira epitelial e da microbiota resistente da pele, rompendo seu efeito protetor. Dado a complexidade desse trauma, já é estabelecido na literatura, o atendimento inicial da vítima de queimadura, que deve seguir passos sistemáticos, a fim de identificar potencial risco à vida e minimizar os danos causados por essas lesões. Sabe-se que treinamento por simulação pode ser uma valiosa ferramenta para uma melhor prática clínica uma vez que proporciona ao estudante a experiência de um evento próximo da realidade, aplicação de seus conhecimentos em plenitude e com a possibilidade de revisão dos erros, em um ambiente seguro e controlado, o que gera maior segurança ao aluno e minimiza erros quando esse aluno atender um paciente real no campo de estágio ou na vida profissional. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação como método de ensino sobre o tratamento de queimaduras junto a estudantes de enfermagem e medicina. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura. Resultado: A busca em cada base de dados identificou um total de 281 estudos potencialmente elegíveis, sendo 36 duplicados no gerenciador eletrônico de referências EndNote Web e, 09 no software Rayyan QCR. Foram incluídos nessa revisão três artigos científicos identificados como A1, A2 e A3. Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas na simulação A1, estudantes participantes de treino por simulação por meio de imagens de casos clínicos de queimados em cenário simulado, identificaram temáticas como paciente-centrado, realismo e aprendizado A2 e o uso de cenário baseado em simulação fornece um modelo estruturado e flexível na abordagem dos estudantes ao caso clínico de pessoa com lesões por queimaduras A3.Conclusão: As estratégias de ensino ativo, como a prática de simulação clínica, é importante no cuidado à pessoa com lesões por queimadura e possibilita aos discentes compreenderem seu papel nos cuidados como nos traumas decorrentes de lesões por queimaduras, por meio da simulação realista, na preparação para a prática profissional. Portanto, considera-se o treinamento por simulação um instrumento importante e eficaz para o ensino de cuidados de pessoas que sofreram queimaduras em todo o mundo.