Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA MODALIDADE REMOTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rodolfo Gonçalves de Melo
Autores:
- Isabela de Souza Santana
- Beatriz Santana Caçador
- Hugo Barcelos de Matos
- Filipe Marçal Pires
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um ator estratégico para concretizar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das famílias e comunidades, haja vista sua dupla inserção na realidade: ser morador da comunidade e ser trabalhador da saúde. Assim, a prática do ACS assume como ethos, tecer uma ponte entre o serviço de saúde e a comunidade, constituindo-se, portanto, como principal elo de comunicação entre os profissionais da equipe e as famílias. Nesse sentido, o Projeto de Extensão de Educação Permanente com ACS do município de Viçosa, MG, tendo em conta a potência da educação permanente no fortalecimento da pertença profissional do ACS e de sua implicação ideológica com o SUS. No contexto da pandemia de COVID19, foi imperativo o distanciamento social como medida de proteção coletiva. Assim, as práticas extensionistas de educação permanente precisaram ser reconfiguradas para a modalidade remota. OBJETIVO: Relatar a experiência de realização de atividade de extensão de educação permanente na modalidade remota com agentes comunitários de saúde. METODOLOGIA: Foram desenvolvidos vídeos educativos de curto tempo com temáticas de interesse do cotidiano de trabalho dos ACS. Os vídeos apresentavam conteúdo didático, uma linguagem acessível, com ilustrações e legendas. Foi utilizado o aplicativo VideoScribe para editar e elaborar os vídeos, cada vídeo teve um roteiro prévio que foram escritos pelos membros do projeto, que buscavam na literatura científica, se qualificavam e elaboravam o esboço do vídeo. Foram compartilhados um a cada mês nos grupos do WhatsApp em que os membros do projeto e os agentes estão, no perfil do Instagram do PEP ACS e no canal do projeto no YouTube. RESULTADOS: Percebeu-se uma movimentação dos ACS no grupo do WhatsWapp, houve mais de 1.000 visualizações no canal do YouTube e no Instagram e notou-se uma intensa replicação via WhatsApp e observou-se a movimentação no grupo do WhatsApp onde eles expressavam seu contentamento e satisfação com os vídeos, sentindo-se representados pelos conteúdos abordados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação permanente produz conhecimento através do cotidiano das instituições, a partir da realidade vivida pelos autores envolvidos. Sendo assim, o PEP ACS tem proporcionado educação permanente de forma remota, fazendo acontecer política nos ACS, mobilizando trabalhadores, criando um espaço de fala e de construção do conhecimento.