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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
SUS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA LIGA ACADÊMICA
Relatoria:
Victória de Assis Silva
Autores:
  • Giovana Nogueira Torres
  • Helen Carvalho Silva
  • Nayeli Eliana Valles Romani
  • Antonio Simeone Correia Leitão UEA
  • Nany Camilla Sevalho Azuelo
  • Sônia Maria Lemos
  • Eduardo Jorge Santana Honorato
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde compreende um processo político pedagógico que visa a qualificação tanto de profissionais de saúde, quanto de usuários ou civis para que ajam de maneira consciente diante das ações diárias, propondo ou opinando nas escolhas de saúde. O projeto de extensão SUS na escola objetiva fazer uma interlocução entre os estudantes da graduação e a comunidade escolar na difusão do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde; Objetivo: Descrever a importância das ações do projeto de extensão: SUS na Escola; Metodologia: Utilizou-se de metodologias ativas como rodas de conversas, dinâmicas que possibilitaram a participação e estabelecer vínculos possíveis para o acesso e aprendizado interpessoal. As temáticas e metodologias foram previamente elaboradas pelos ligantes durante as Reuniões de Extensão baseadas nos conteúdos estudados durante as Reuniões de Ensino; Resultados: As atividades realizadas contribuíram para formação cidadã e aprendizado sobre o SUS. A experiência possibilitou o aprofundamento da discussão na formação em saúde por meio de um projeto de extensão desenvolvido em uma liga acadêmica reunindo estudantes de diferentes áreas de universidades de Manaus. A elaboração realizada nas reuniões são dispositivos necessários para a estruturação, organização, informação, estabelecimento de diretrizes e espaço de tomada de decisões. A interlocução com a comunidade escolar também consolidou a importância da informação em saúde para o exercício da cidadania e do conhecimento sobre o SUS; Conclusões: O desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização das ações conduziu a oportunidade de participação ativa do acadêmico no processo de ensino e aprendizagem, promovendo senso e pensamento crítico sobre como se apropriar dos conteúdos apresentados durante a sua formação e como é possível levá-lo a um público específico. Ao conhecer a realidade é possível atuar sobre ela e ativar todas as possibilidades de acesso e troca de saberes sobre as temáticas vinculadas ao SUS.