LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
Preparação de Atores Sociais para Simulação Realística: Projeto de Extensão para o Ensino em Enfermagem
Relatoria:
RAPHAEL DIAS DE MELLO PEREIRA
Autores:
  • Alessandra da Terra Lapa
  • Amanda Santana Goes da Silva
  • Vanessa Damasceno Bastos
  • Bruno Goulart Passos
  • Renata da Costa Santos Borges
  • Thayná Carvalho dos Santos
  • Crystiane Ribas Batista Ribeiro
  • Victor Hugo Souza Alves Vieira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A simulação realística consiste em uma metodologia de aprendizado inovadora, apoiada por tecnologias de baixa, média e alta complexidade que, através de casos clínicos desenvolvidos em cenários de simulação controlada, com uso de simuladores e atores permite a experiência prática, seguida de reflexão guiada para tomada de decisão, gerando um impacto positivo ao desenvolvimento de habilidade e atitudes relacionadas à prática profissional. Considera-se que o desenvolvimento de práticas de ensino utilizando essa metodologia possa preparar discentes de cursos superiores em ciências da saúde, para ingresso nos cenários reais de prática, com vistas a promoção práticas assistenciais seguras. Entretanto para que possa ser desenvolvida como metodologia de ensino no ensino sabe-se que além de um corpo docente capacitado para tal as intuições devem contar com a presença de atores a fim de trazer maior impacto e realidade aos cenários simulados. Ocorre que as universidades que não contam com cursos de artes e formação de atores nem sempre conseguem contar com atores para o desenvolvimento da metodologia o que acaba dificultando o desenvolvimento do método. Objetivo: Apresentar a experiência de docentes de um curso superior em enfermagem de uma universidade privada da região metropolitana do Rio de Janeiro que através de um projeto de extensão proporcionaram capacitação a discentes para atuação como atores sociais para práticas de simulação realística. Metodologia: Relato de experiência a partir da vivência de docentes no desenvolvimento de um projeto de extensão universitária para formação de atores sociais para simulação realística. Optou-se para o desenvolvimento deste relato o modelo de narrativa literária, organizando as experiências vividas em seus diferentes momentos, descrevendo os elementos figurativos, temporais e espaciais percebidos e desenvolvendo ao logo da ação extensionista. Resultados: A ação extensionista foi desenvolvida nos meses de junho e julho de 2021, com a participação de 06 docentes, 01 atriz e psicóloga. Foram capacitados 14 discentes do curso de graduação em enfermagem de diferentes períodos. Considerações Finais: Os discentes envolvidos no projeto assumiram comportamento de facilitadores ao compreender seu papel como atores socais nos cenários de simulação. A troca de saberes e práticas entre discentes e docentes parece favorecer a preparação e desenvolvimento de aulas com uso da simulação realística no curso de enfermagem.