Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
Relatoria:
Rianna Vitória Ferreira Gonçalves
Autores:
- Fátima Maria da Silva Abrão
- Thaís da Silva Oliveira
- Tereza Natália Bezerra de Lima
- Maria Giovanna de Arruda Lobo
- Emilly Monique da Silva Alves
- Maria Eduarda Pontes Beltrão
- Maiara Vitória Marques de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Um novo vírus chamado SARS-CoV-2 foi descoberto em Wuhan, na China, no
final de 2019. Esse vírus, que causa problemas respiratórios, é transmitido por gotículas de
uma pessoa infectada. Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde reconheceu o
COVID-19 como pandemia e logo uma série de medidas para combater a doença foi criada.
O mundo sofreu, fronteiras foram fechadas e o distanciamento social foi a principal medida
para conter a propagação. O Ensino Superior também foi afetado, as aulas presenciais
foram suspensas junto com as práticas do curso de enfermagem. Objetivo: Descrever a
experiência de graduandas do curso de enfermagem na modalidade EAD no contexto da
pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, elaborado por
acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco referente às
vivências do ensino à distância durante a pandemia da COVID-19. Resultados: Em
conformidade com art. 03º do Decreto nº 48.881/2020, algumas medidas temporárias
foram estabelecidas para enfrentar a transmissão do Covid-19 no território
pernambucano, instituindo quarentena, isolamento social, realização de testes e
tratamentos específicos. Nesse momento uma série de incertezas foram instaladas e as
aulas ficaram suspensas até o dia 09 de setembro de 2020, sendo redirecionadas de
maneira totalmente remota, como uma espécie de período suplementar, em que o
período letivo não era obrigatório. Com a volta às aulas, sensações e sentimentos,
como insegurança e esgotamento mental, encontravam-se juntos com os acadêmicos,
devido ao desafio de ter que estudar em casa e conciliar atividades domésticas às altas
demandas de atividades e provas. As novas ferramentas que passaram a ser utilizadas
no processo de ensino e aprendizagem remoto evidenciaram barreiras, como o acesso
desigual à internet, adaptação de discentes e docentes quanto ao uso de programas,
aplicativos e ferramentas. Além disso, a pandemia trouxe vários enfrentamentos
sócio-culturais e econômicos, obrigando estudantes a trabalhar para ajudar na renda da
família, limitando o tempo de estudo. Conclusão: Por fim, este relato ressalta os impactos
do ensino remoto na vida dos discentes e docentes, como também a importância da
realização das adaptações diante a pandemia no processo de ensino e aprendizagem. O
ensino remoto em tempos de pandemia mostrou novos olhares à aprendizagem com a
finalidade de responder e resolver esses impactos na vida dos acadêmicos e dos docentes.