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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA AVALIAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE LESÃO POR PRESSÃO PARA O ENSINO
Relatoria:
RINALDO DE SOUZA NEVES
Autores:
  • Davi Pereira Marques
  • Samuel Silva dos Santos
  • Huara Paiva Castelo Branco
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
As Lesões por Pressão (LP) são danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes que ocorrem a partir da compressão entre uma proeminência óssea e uma superfície durante um período de tempo prolongado, levando à morte celular no local, o que provoca o aparecimento de feridas. No ambiente de enfermagem, a formação teórica sobre a assistência a pessoas com LP é complementada pela prática clínica, porém, nem sempre se tem esse contato durante a formação acadêmica, sendo necessária, assim, a utilização de outros meios de aprendizagem que facilitem esse acesso a casos de LP. Desta forma, o objetivo deste estudo é descrever a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para avaliação de fotografias de LP, para que seja utilizado no ensino de estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicada exploratória e descritiva, onde foi usado como modelo para construção do AVA o Design Instrucional (DI), que compreende as fases de análise, design e desenvolvimento, implementação e avaliação. O AVA foi aplicado entre os estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), e para sua avaliação foi utilizado um questionário de avaliação com base na escala de Likert, mensurando a concordância dos estudantes quanto à eficácia do AVA no aprendizado, além de ser disponibilizado um campo de resposta aberta para feedback e sugestões. Como resultado, foi obtido um AVA contendo um pré-teste, seis módulos complementares e um pós-teste, onde se deveria avaliar 18 casos clínicos de LP, de acordo com uma tradução livre e adaptação do instrumento Photographic Wound Assessment Tool (PWAT). A partir das avaliações dos estudantes, foi possível identificar que o AVA foi eficaz no aprendizado, se configurando como um novo meio de aprendizagem no curso de Enfermagem, apesar da necessidade de ajustes, como a adição de imagens nos módulos complementares e a diminuição da quantidade de casos clínicos no pós-teste, o que facilitaria o aprendizado. Assim, o AVA para o ensino sobre LP se mostra como um importante instrumento para o desenvolvimento teórico profissional dos estudantes, auxiliando na construção de seu raciocínio clínico para avaliação de feridas.