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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CONHECIMENTO DE PROBLEMAS CARDIOVASCULARES
Relatoria:
Maria da Conceição Lima Paiva
Autores:
  • Alciné Lima Paiva
  • Carine Meres Albuquerque da Silva
  • Maria Andreia Ximenes Matos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos por ano no mundo, destes, 17 milhões são causadas por Doenças Cardiovasculares (DCV), sobretudo a cardiopatia coronariana e o acidente vascular encefálico. OBJETIVO: Disseminar o conhecimento sobre os problemas cardiovasculares através da aplicação de uma tecnologia educativa. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, transcorrido durante o mês de outubro de 2020. Desenvolvido por uma equipe de residentes em Urgência e Emergência. A intervenção ocorreu-se numa sala de espera de atendimentos a pacientes com DCV de um hospital de referência em cardiologia. Foi utilizado uma tecnologia chamada de “Gira Cardio”, no qual foi utilizado uma roleta feita de papelão e pintada em três cores a saber: vermelha, azul e branco, sendo que a vermelha era composta por 11 perguntas sobre alimentação saudável para pessoas com DCV; azul era 30 perguntas sobre mitos e verdades sobre o que são as DCV, sintomas, alimentação saudável e a branca com 14 perguntas sobre prática de atividades físicas. A proposta de intervenção ocorreu em três momentos. O primeiro momento foi explicado como ocorreria o momento, e apresentação da equipe. No segundo momento foi solicitado que o paciente girasse a roleta, na cor aonde paravam, o profissional sorteava uma das perguntas de acordo com a cor, e após o paciente respondia sobre o assunto. O terceiro momento ocorreu um diálogo para retirada de dúvidas com resultados satisfatórios. RESULTADOS: Percebeu-se, que os pacientes que estava presentes no momento possui conhecimento eficiente acerca do processo de adoecimento cardiovascular e das estratégias de prevenção. Evidenciou-se que o uso das tecnologias educativas favoreceu o processo de comunicação entre facilitadores e participantes, pois pode-se trabalhar a temática de forma lúdica e criativa, sem a necessidade de imposições, proporcionando a ressignificação do processo de aprendizagem. CONCLUSÃO: O presente trabalho apresenta a utilização de tecnologias educativas como uma nova maneira de inserir ao campo de trabalho da enfermagem sistemas organizacionais, educacionais, de informações, bem como programas e protocolos assistenciais. A utilização da tecnologia “Gira Cardio”, abre possibilidades de comunicação e de fornecimento informações aos pacientes, através da utilização uma tecnologia educativa.