Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE: AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO DOCENTE DE ENFERMAGEM QUE ATUA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Relatoria:
Gabriel Lopes Vieira da Silva
Autores:
- Aryelle da Costa Batista da Luz
- José Isac da Silva
- Leonam Barbosa de Moraes
- Nathália Varano
- Pedro Augusto Makssuel Oliveira Barbosa
- Marcelle Aparecida de Barros Junqueira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Para oferecer um atendimento de qualidade, o enfermeiro deve ter um amplo conteúdo teórico e habilidades práticas de excelência. Na enfermagem o processo de aprendizagem a longo prazo, é obtido por meio da educação permanente. Contudo, observa-se que existem dificuldades de associar com efetividade, as questões teóricas e as práticas clínicas. Objetivo: Evidenciar as dificuldades relacionadas ao docente de enfermagem que atua em instituições de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Utilizaram-se os descritores: Docentes de Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem e Instituições de Saúde. Foram utilizados para busca de artigos nas bases de dados e bibliotecas virtuais: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Scholar, Medline/Pubmed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Na pesquisa utilizou-se como critérios de inclusão: artigos publicados entre 2016 a 2021, publicações em português, inglês e espanhol. Os critérios para exclusão dos artigos foram: falta de acesso ao conteúdo completo do artigo publicado, resultados descritos de forma incompreensível ou incorreta, artigos duplicados e artigos com foco exclusivo em instituições educacionais. Resultados: A análise de 12 trabalhos evidenciou que os enfermeiros educadores se encontram em dilemas associados ao seu processo de trabalho, no qual estão relacionados à má remuneração, inexistência do vínculo empregatício com as escolas, condições de trabalho deficientes, conflitos nas relações de trabalho, preconceito dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde. Conclusão: O enfermeiro educador em seu processo de educação em saúde, seja com alunos ou com pacientes, que atuam em instituições educacionais ou não, passam por diversas adversidades que dificultam seu trabalho.