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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
Metodologias ativas de aprendizagem: relato de experiência das mestrandas em saúde coletiva da UFU
Relatoria:
Junia Eustáquio Marins
Autores:
  • Jaqueline Lilian Machado
  • Taciana Alves de Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A metodologia ativa de ensino e aprendizagem é todo processo da organização da aprendizagem, por meio de estratégias didáticas, cujo foco seja o estudante. Ao contrário dos métodos tradicionais, nesta modalidade, o conhecimento não é apenas transmitido, é construído. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das alunas do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a metodologia ativa do ensino e aprendizagem na disciplina “Fundamentos da Saúde Pública e Coletiva no Brasil”. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, construído a partir das percepções das alunas ao decorrer da disciplina. Resultados: O contato inicial com as metodologias ativas se deu no primeiro período do curso, em 2021, por meio do ensino remoto, justificado pela pandemia do SARS-COV 2, possibilitando um contato mais dinâmico das mestrandas com a disciplina e facilitando o conhecimento, já que esta modalidade de ensino apresenta entre suas dificuldades a distância física entre o professor e os alunos, o que pode se tornar uma barreira para o processo educacional. Além disso, por se tratar de um mestrado profissional em saúde, o método adotado nas aulas possibilitou a conexão entre teoria e prática, aproveitando o conhecimento prévio dos alunos para a acomodação de novas aprendizagens. As aulas síncronas ocorreram semanalmente via plataforma online (Zoom Profissional) e de forma assíncrona, período destinado à realização de atividades relacionadas aos temas propostos de forma individual e/ou em grupos formados por comunidades de aprendizagem. Dentre os temas trabalhados, destacam-se Saúde Pública e Saúde Coletiva; a evolução dos conceitos de saúde; o processo saúde-doença-cuidado; formação e educação em saúde; redes em atenção à saúde; Sistemas Comparados de Saúde e Sistema Único de Saúde; Política Nacional de Saúde Integral da População LGBTQIA+ e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, sendo que os conteúdos foram trabalhados de forma com que os alunos fossem vistos como sujeitos histórico, ocupando o centro da ação educacional. Conclusão: Foi percebido pelas mestrandas que as metodologias ativas de aprendizagem facilitaram a aprendizagem significativa, cumprindo o proposto pela disciplina. Nesse sentido, reflete-se que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem representam uma estratégia fértil para se alcançar os conhecimentos em saúde.