Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Sara de Jesus Santos
Autores:
- Maryvânsley Nunes de Sá Reis
- Aline Vieira Simões
- Vanda Palmarella Rodrigues
- Juliana Costa Machado
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Há décadas as pesquisas são implementadas nas instituições de ensino superior com infinitas finalidades nas diversas áreas de atuação. Um dos meios de se realizar estudos científicos é por intermédio da iniciação científica que tem como um dos objetivos principais estimular os graduandos a ingressarem no processo de conhecer e aprender sobre as bases, princípios e métodos de realizar pesquisa sobre determinados temas, sob a supervisão de um pesquisador qualificado, que irá proporcionar melhor desempenho acadêmico-profissional ao discentes. Objetivo: relatar a experiência de bolsistas voluntárias de iniciação científica durante a graduação em Enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido mediante vivências de acadêmicas bolsistas voluntárias de um programa de iniciação científica, coordenadas por duas docentes de uma universidade estadual localizada no interior do estado da Bahia, no ano de 2021. Resultados: considera-se que as bolsistas ingressaram na iniciação científica, em virtude do interesse com o âmbito da pesquisa e com o tema ao qual deseja obter conhecimento, visto que, em sala de aula não são assuntos comumente tratados, apesar da grande relevância. A iniciação científica permite a valorização e aprimoramento das habilidades dos acadêmicos, além da disponibilização de materiais para estudo, o incentivo e a criação de conteúdos e trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, possibilita também aprimorar e garantir domínio do referencial teórico-metodológico da pesquisa. Conclusão: a experiência de participar da iniciação científica durante a graduação é de grande valia e de enriquecimento, não apenas para a aquisição de conhecimentos científicos e troca de vivências entre bolsistas-orientadores, mas, explora outras dimensões possibilitadas pela pesquisa. Ademais, os projetos de iniciação tratam de conteúdos relevantes e problemas de saúde pública que não são normalmente anexados nos conteúdos programáticos das universidades e, tão pouco, explorados em discussões em sala de aula, de forma que trazem déficits para a formação dos futuros profissionais, considerando que, pesquisa é evolução e perpassa por todas as esferas de atuação da Enfermagem, garantindo maior empoderamento, criticidade e qualificação aos envolvidos.