Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE CASO COMO PROPOSTA DE ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
CARLA APARECIDA DO NASCIMENTO MOZER
Autores:
- Lucyara Silvares dos Santos
- Lorena Barros Furieri
- Cândida Caniçali Primo
- Maria Edla de Oliveira Bringuente
- Mirian Fioresi
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A implementação do processo de enfermagem (PE) é um desafio no cotidiano do enfermeiro, pois requer planejamento e padronização das ações, embasados em uma Teoria de Enfermagem (TE). Assim, a elaboração de estudo de caso clínico durante a prática profissional pode ser um método eficiente para o ensino da prática assistencial do PE. Objetivo: Relatar a experiência de uma aluna na elaboração de um caso clínico utilizando o PE, guiado por uma TE. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no período de maio a junho de 2021 na Disciplina de Concepções Teóricas para a Prática Profissional, qual está inserida no programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da UFES. O caso clínico foi elaborado através de seis etapas: 1- Identificação de um caso clínico da prática do profissional da aluna; 2- Escolha de uma Teoria de Enfermagem; 3 - Identificação dos indicadores clínicos de enfermagem; 4 - Definição das taxonomias de enfermagem a serem utilizadas; 5 - Busca por artigos científicos; 6 - Discussão dos dados junto às professoras orientadoras. Resultados: Foi escolhido um caso clínico-cirúrgico de apendicectomia, por ser uma situação comum de atendimento na unidade de trabalho da autora. O histórico de enfermagem e o exame físico foram organizados conforme os aspectos socioculturais, psicológicos e fisiológicos da Teoria de Betty Neuman, escolhida pela autora devido sua maior apropriação com a mesma. Dentre os indicadores clínicos de enfermagem elucidados os de maior destaque foram: ensino fundamental incompleto, medo de não conseguir trabalhar, nível de dor 7, região abdominal, intensa náusea e defesa abdominal. Para a continuação da construção do processo de enfermagem, definiu-se a utilização das taxonomias de enfermagem NANDA-NIC-NOC e também CIPE, com o objetivo de fornecer aprendizado sobre as duas práticas. Após, dois artigos científicos que se assemelharam ao caso clínico proposto foram utilizados para proporcionar correção com os indicadores clínicos mencionados. Essa etapa foi mais demorada, porém, importante para comprovação do correto raciocínio clínico da aluna. Por último, houve discussão dos dados elucidados junto às professoras orientadoras através de duas reuniões para as adequações finais. Conclusão: Este estudo de caso permite que estudantes e profissionais de enfermagem reflitam sobre a aplicabilidade da Teoria de Betty Neuman no processo de enfermagem em pacientes clínico-cirúrgico de apendicectomia.