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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA: A PESQUISA CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Danubia Andressa da Silva Stigger
Autores:
  • Jamila Geri Tomaschewski Barlem
  • Klaus Nobre Stigger
  • Rosemary Silva da Silveira
  • Silvana Bastos Cogo
  • Diéssica Roggia Piexak
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E TRABALHO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Boas práticas em pesquisa são fundamentais para a perpetuação de uma ciência transparente em benefício da comunidade científica e da sociedade. Assim, desvelar o conhecimento dos estudantes de pós graduação e sua compreensão acerca da elaboração, desenvolvimento e impactos intrínsecos a elementos éticos e morais, no âmbito acadêmico, são essenciais para o fortalecimento de mecanismos que consolidem a ciência com austeridade e retidão. Objetivo: Conhecer as concepções e conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre integridade e má conduta em pesquisa. Metodologia: pesquisa qualitativa englobando 40 estudantes de pós-graduação de mestrado e doutorado, desenvolvida em outubro de 2020 sendo que os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, em plataforma síncrona. Para a análise, utilizou-se o método de análise textual discursiva. Resultados: Os achados expressaram a percepção dos pós graduandos contemplando questões inerentes ao comprometimento e responsabilidade técnico-profissional da ética e da integridade e suas correlações no âmbito da produção acadêmica, bem como os elementos potenciais a degradação científica, destacando-se o produtivismo na academia. Além disso, reflete a compreensão subjetiva dos pós-graduandos acerca das condutas inadequadas, equivocadas, intencionais ou não, que emergem de categorias multivariadas dentro e fora do contexto acadêmico explicitando o entendimento sobre a conceituação e gravidade considerando a potencialidade para incitar movimentos recorrentes e antagônicos à ética e a moralidade no continuum da ciência. Ademais, a importância dos espaços de formação e as conexões compassadas entre professor e estudante, são evidenciadas como essenciais para a transição do aluno em um profissional engajado com a ciência transparente e benevolente para a sociedade. Conclusão: a ética configura-se como essencial para a pesquisa sendo que essa constatação é expressa de forma notável pelos estudantes. Ainda, a ética e os seus desvios são vislumbrados convergindo com a seriedade e o conhecimento necessários, associando-se a essa concepção uma acentuada singularidade presente em cada estudante, enfatizando a importância dos espaços acadêmicos que permeiam a pós-graduação e da ética nas relações estabelecidas nesse contexto.