Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ESINO APRENDIZAGEM DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA
Autores:
- José Renato Paulino de Sales
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação, novos parâmetros para o processo de ensino-aprendizagem estão surgindo. Esse fenômeno vem transformando a metodologia do ensino, o papel do professor e a forma de aprender dos alunos. Objetivo: buscar evidências disponíveis na literatura científica nacional acerca do desenvolvimento de recursos educativos para o ensino aprendizagem de práticas de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que selecionou artigos publicados entre 2010 e 2020 nas bases de dados PubMed, LILACS, Medline, IBECS e SciELO norteadas pela questão: quais os tipos de tecnologias educativas que são desenvolvidas pelo enfermeiro para auxiliar no ensino e aprendizagem das práticas de enfermagem?. Resultados: foram selecionados 18 artigos que identificaram diferentes formatos de recursos educacionais desenvolvidos e utilizados pelo enfermeiro para subsidiar no ensino de habilidades de enfermagem, como uso de vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, jogos, simuladores com realidade virtual, simulação de casos clínicos, cartilhas, folders e música. Conclusão: Os recursos educativos colaboraram no alcance de conteúdo teórico que auxiliam as práticas, estimulam o ensino aprendizagem possibilitando o uso de métodos ativos de aprendizagem, quebrando o método do ensino habitual de mostrar e repetir procedimentos.