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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE GESTANTES
Relatoria:
Marina Helena Forlin
Autores:
  • Felipe Ferraz Fideles
  • Solange de Fátima Reis Conterno
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O acompanhamento humanizado, singular e integral do pré-natal desde o primeiro trimestre gestacional é essencial, permitindo conhecer a gestante em sua totalidade, considerando todas as dimensões do cuidado. O enfermeiro sendo respaldado legalmente pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, é capacitado para realizar o acompanhamento integral do pré-natal de gestantes de baixo risco. Nesta perspectiva, os enfermeiros tornam-se protagonistas do cuidado a medida em que utilizam de conhecimentos científicos e práticas didáticas para promover a educação em saúde, empoderando as gestantes para escolherem de que modo irão conduzir seu trabalho de parto e parto. Os grupos de gestantes possibilitam o compartilhamento de saberes corroborando para melhoras na saúde física, mental e emocional da mulher no ciclo gravídico-puerperal. Objetivo: Relatar as experiências da Liga Acadêmica de Educação em Saúde (LAES) durante o projeto Grupo de Gestantes do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Metodologia: As reuniões ocorreram no HUOP, mensalmente, com duração de dez meses, iniciaram no dia 17/09/2019 e a data final prevista foi 09/06/2020. O desenvolvimento do projeto Grupo de Gestantes HUOP foi realizado em conjunto com o Grupo Gesta Cascavel, Associação de Doulas e LAES. Resultados: Ocorreram dez encontros nos quais as gestantes eram acolhidas, juntamente com seus acompanhantes, para as gestantes que levaram filhos foi organizado uma creche, um espaço de recreação, no qual acadêmicas(os) do curso de enfermagem, membros da LAES eram os responsáveis. No decorrer dos encontros foram abordadas as seguintes temáticas: Adaptações fisiológicas da gestação; Tipos de parto e fases do trabalho de parto, Boas práticas do cuidado ao nascimento, Cuidados com recém-nascido e Aleitamento materno. Em cada encontro os temas eram apresentados de forma compartilhada, ou seja, um profissional de enfermagem do hospital, um docente, um membro do grupo Gesta Cascavel e acadêmicas(os). Conclusão: As atividades educativas e a cooperação entre os acadêmicos e os profissionais envolvidos permite acrescentar visões diferentes e complementares a cerca de um mesmo tema. Ainda, possibilita aos acadêmicos praticarem seus conhecimentos referentes à educação em saúde a um público específico.