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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Ludmila Rezende da Silva
Autores:
  • Ludmylla Soares Carrijo
  • Isabela Caroline Gonçalves Simões
  • Aldeci Cacique Calixto
  • Luana Araújo Macedo Scalia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para que um enfermeiro assuma a função docente é necessário que este domine não somente o conhecimento específico da área que lecionará, mas também o processo de ensino-aprendizagem. A formação do enfermeiro em grande parte das universidades é oferecida na modalidade de bacharelado. Entretanto, a licenciatura em enfermagem, como uma formação complementar, tem ganhado notoriedade nos últimos vinte anos devido às oportunidades profissionais na área e ao consequente aumento de escolas de nível superior e técnico em enfermagem. Neste contexto a prática pedagógica contribui para a formação de profissionais com as competências necessárias para atuação no ensino superior e técnico. Objetivo: Relatar a vivência dos discentes da graduação em Enfermagem durante o Estágio Supervisionado de Prática Educativa e sua importância para o desenvolvimento da formação docente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo, observacional, acerca da participação dos discentes nas atividades do Estágio Supervisionado de Práticas Educativas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Resultados: Atentando para as competências necessárias para a formação do enfermeiro docente, observou-se a importância das habilidades e competências adquiridas ao longo do estágio para a construção profissional. Percebeu-se a preocupação dos alunos quanto à responsabilidade do processo de ensino-aprendizagem e a dedicação destes ao planejar e ministrar as diversas atividades educativas no contexto do campo de estágio no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. Os componentes curriculares da licenciatura possibilitaram aos alunos a percepção dos aspectos pedagógicos e das competências necessárias ao trabalho docente contribuindo com o aprendizado de maneira significativa. Conclusão: Os discentes relataram que a formação voltada para a docência foi de extrema importância e enriquecimento profissional. Aprender, refletir, aplicar e avaliar conhecimentos sobre a docência, especialmente direcionados à área de saúde, torna o estágio um importante momento formativo da vida do acadêmico, qualificando-o para a prática docente, não apenas pelo aperfeiçoamento pedagógico, mas também pelo amadurecimento enquanto estudante, professor, facilitador e formador.