Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
LÚDICO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jainara de Souza Araujo
Autores:
- Rita do Socorro Ribeiro Quaresma Oliveira
- INGRID CRISTINA SIRAIDES DOS ANJOS
- ANA LARISSA LOBATO FREITAS
- Emily Emanuele da Silva Pedrosa
- Josele de Jesus Quaresma Trindade
- ANA PAULA RIBEIRO BATISTA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Atividades cotidianas como o trabalho e recreação podem ser prejudicadas, devido ao surgimento de algum transtorno mental. Nesse ínterim, o lúdico explora e ameniza sentimentos como tristeza, medo e solidão, agregando as pessoas de forma criativa e divertida. Assim, ao utilizarmos técnicas diferenciadas terapêuticas, humaniza-se o tratamento realizado pela enfermagem, amenizando o modelo biomédico hospitalocêntrico, promovendo a exteriorização de sentimentos por meio lúdico. OBJETIVO: Promover a expressão de sentimentos pelo uso do lúdico em pacientes que possuem transtornos mentais. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência por acadêmicos de enfermagem, em uma clínica psiquiátrica na cidade de Belém do Pará. Primeiramente fomos apresentados a cada paciente, ocorrendo a separação dos seis membros da equipe, ficando cada um com um paciente. Foi disponibilizado para cada paciente, um papel A4, três canetinhas e lápis de cor. Em seguida, orientamos que cada um realiza-se um desenho do que sentia naquele momento. Ao final, após os desenhos ficarem prontos, cada acadêmico perguntou ao seu paciente o que significava aquele desenho e o que ele estava sentindo naquele momento. RESULTADOS: Através da coleta dos desenhos, percebemos que os pacientes desenharam a saudade de estar em família. Além disso, emocionaram-se ao descrever seus desenhos, como em um caso de uma paciente que não tinha contato com a filha a seis meses. Assim, percebemos que os pacientes interessaram-se e aceitaram a dinâmica, de forma participativa. CONCLUSÃO: Percebemos que a ludicidade é importante para amenizar a hospitalização dos pacientes em clínicas psiquiátricas, pois promove o aumento da criatividade e a expressão de sentimentos. É de imprescindível relevância que o profissional de enfermagem fomente a humanização de seu atendimento, trazendo alternativas metodológicas para o ambiente hospitalar.