Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Graziela Cristina Gomes Queiroz
Autores:
- Orácio Carvalho Ribeiro Júnior
- Ester Silva de Sousa
- Larissa Silva Barreto de Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Ao profissional enfermeiro, é exigido na sua práxis de trabalho, o desempenho de funções investigativas com a utilização do método científico em todos os âmbitos do "fazer" profissional. Nesse sentido, a aplicação do ensino da metodologia científica na graduação de enfermagem se torna imprescindível para a formação dos discentes. Desta forma, o aluno aprende a solucionar problemas da realidade de maneira científica. OBJETIVOS: Relatar as experiências acadêmicas sobre o ensino da metodologia científica na graduação de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de natureza básica elaborado por discentes de enfermagem. Para isso, foi realizada a coleta de dados por meio do método observacional. Quanto ao método de amostragem, deu-se como não probabilístico, com análise sistemática, compreensiva e não rígida. RESULTADOS: A partir dos dados obtidos, originaram-se duas áreas temáticas: Os desafios para a aplicação e execução da "investigação científica" e, a percepção quanto a efetividade da utilização do método científico na graduação e no campo de trabalho. No primeiro, a adaptação e inserção inicial dos alunos ao método científico, somada à dificuldade no desenvolvimento de algumas etapas referentes à metodologia científica originaram três novas subcategorias: Ausência de aprendizagem, aprendizagem média e, excelente aprendizagem. Logo, incluindo os alunos na aprendizagem média. O segundo, demonstra a concepção positiva dos discentes quanto a contribuição da disciplina na prática acadêmica e profissional dos alunos. CONCLUSÃO: O ensino da metodologia científica na graduação de enfermagem mostrou-se efetivo e basilar para a formação profissional do enfermeiro. Assim, sua atuação no campo de trabalho necessita do desenvolvimento de habilidades investigativas para a execução permanente de uma prática assistencial atualizada e fundamentada no método científico.