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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DO ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
Larissa Merino de Mattos
Autores:
  • CARLA JACQUES FARIA
  • BRUNA RUOSO DA SILVA NEUTZLING
  • JAMILA GERI TOMASCHEWSKI BARLEM
  • EDISON LUIZ DEVOS BARLEM
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: No atual cenário de assistência à saúde, os incidentes que envolvem o cuidado estão se tornando um problema de saúde pública mundial. Assim, a segurança do paciente surge como uma estratégia que visa promover e qualificar a assistência prestada aos pacientes. Com a complexidade que envolve a assistência, exige-se a implementação de práticas seguras, com o intuito de alcançar um alto nível de segurança nos distintos ambientes de saúde. OBJETIVO: conhecer a percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre o ensino da segurança do paciente. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, desenvolvida em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Participaram do estudo 12 estudantes do curso de graduação em enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre setembro a outubro de 2019 por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Os aspectos éticos foram respeitados e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética local. RESULTADOS: A partir da análise emergiram duas categorias: concepções sobre segurança do paciente e conteúdos e metodologias abordados na formação. Na primeira categoria, evidenciou-se que os estudantes apresentam compreensão sobre a temática e a sua importância no cenário hospitalar e atenção primária, reconhecem que a segurança do paciente é de responsabilidade de toda a equipe promovendo qualidade na assistência prestada, além de demonstrar a relevância de discutir a temática durante o processo de formação. Na segunda categoria, encontra-se a percepção dos estudantes sobre os conteúdos e metodologias de ensino durante a formação acadêmica acerca da segurança do paciente, também reconhecem a aplicação de protocolos na prática assistencial, além de reconhecerem que os conteúdos da temática foram abordados e praticados por meio de aulas, oficinas e foram trabalhados os erros assistenciais de maneira didática. Por fim, os estágios finais auxiliaram os estudantes de maneira intensa para a compreensão acerca de questões que envolvam a segurança do paciente por meio da maior interação com a equipe multiprofissional. CONCLUSÃO: Observou-se que os estudantes de enfermagem apresentavam conhecimento sobre aspectos que envolvem a segurança do paciente, os protocolos e a importância de estudar o erro assistencial durante o período de formação.