Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM ENFERMAGEM NA PANDEMIA DO COVID-19 SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES
Relatoria:
Jhéssica Brenda de Souza da Silva
Autores:
- Débora Lobato Cardoso
- Lauany Silva de Medeiros
- Thalia dos Santos Moraes
- Renan Andrews Ribeiro Sousa
- Raissa Andressa Souza Dias
- Renata Campos de Sousa Borges
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) surgiu na china, no final do ano de 2019, eclodiu no Brasil em meados do mês de maio de 2020. Nesse ínterim, os governos estaduais e municipais do Brasil decretaram medidas de isolamento social que resultaram em mudanças abruptas em diversos âmbitos e instituições da sociedade, dentre eles estavam as Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, cabe a reflexão acerca dos impactos desse cenário sobre os métodos de ensino e as dificuldades enfrentadas sob a perspectiva dos discentes de enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem acerca das modificações que ocorreram no plano de ensino durante o ensino remoto emergencial. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo, de caráter crítico-reflexivo realizado através das vivências de discentes do curso de enfermagem na Universidade do Estado do Pará, que ocorreu no período de abril até o presente momento, em razão da pandemia ocasionada pela COVID 19. Resultados e Discussão: Foram realizadas novas programações das aulas que foram feitas por meio de plataformas online, esse processo demandou de todo o corpo técnico da universidade capacitações e adaptações nessa modalidade de ensino. Aos alunos, o principal obstáculo no início do período de aulas remotas diz respeito à adaptação às aulas online, uma vez que vários discentes relataram ter dificuldade em acompanhar as aulas, síncronas e assíncronas, devido o acesso precário à internet por alguns, esse processo trouxe prejuízos no aprendizado dos alunos. Além disso, outra dificuldade comumente relatada pelos alunos fora o fato das aulas práticas e estágios serem postergados, podendo causar prejuízos a curto e longo prazo. Apesar do exposto, ressalta-se que houve novos aprendizados durante esse período, como a utilização de tecnologias educativas que em outro cenário não ocorreriam, bem como maior participação por parte dos alunos em atividades de pesquisa, que puderam ser desenvolvidas de forma remota. Conclusão: O surgimento da pandemia trouxe mudanças nas universidades de todo o país, dessa forma o ensino remoto na área de enfermagem trouxe novas descobertas e desafios, como a utilização de plataformas virtuais, e aprendizados nas plataformas de tecnologias digitais.